Clique para ampliar
Políticas e Tecnologias para a Redução na Geração é tema de debate no I Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos Industriais, em Porto Alegre

Realizou-se nesta quinta-feira (16.09) a abertura oficial do I Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos Industriais, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento, que termina no próximo sábado (18.09), reúne cerca de 480 participantes, entre técnicos e gerentes de empresas voltadas para a produção industrial, além de estudantes e especialistas da área. A conferência de abertura - Políticas de Produção Mais Limpa na América Latina foi apresentada por Ana Maria Evangelho Oestreich, consultora internacional atuando no México, e mostrou aos participantes um panorama das políticas e ações que estão sendo desenvolvidas nos diferentes países, com vistas a promover a adoção de processos industriais menos impactantes.
A Mesa Redonda - Os Instrumentos Legais de Estímulo a Redução da Geração de Resíduos Sólidos Industriais contou com a participação de Paulo Sérgio Muçouçah, diretor de Programa de Gerenciamento Ambiental Territorial da Secretaria de Qualidade Ambiental do MMA, Mauro Gomes de Moura, Diretor Técnico da FEPAM/RS, Álvaro Cantanhede, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde e Jaqueline Alvarez Mourelle que falou sobre a Convenção da Basiléia e sua implantação na América Latina e Caribe.
No encerramento das atividades do dia, o diretor do Centro Nacional de Tecnologias Limpas/ SENAI, Hugo Springer apresentou a palestra - Sistema de Gestão Ambiental através de Instrumentos de Governos Municipais.
Amanhã, dia 17.09 (sexta-feira) às 9 horas, sob a coordenação do Diretor Geral do DMLU, Arnaldo Dutra, acontecerá o Painel Políticas Públicas Municipais na Gestão de Resíduos Sólidos Industriais, com a participação das Prefeituras de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Belo Horizonte e Guaporé. Paralelamente, em outras quatro salas, serão apresentados trabalhos técnicos, englobando aspectos tecnológicos, legais e de formação profissional. Durante a tarde serão apresentados cases de diversos segmentos industriais: gráfico; coureiro calçadista; papel celulose; geração de energia; moveleiro; mineração; construção civil; metal mecânico; borracha e químico. Às 17h 30min, será ministrada a Conferência Ciclo de Vida de Produtos pelo especialista da França, Serge Tichkiewitch.
No sábado, ocorrerão visitas técnicas a indústrias e centrais de resíduos da região metropolitana e município de Três Coroas. Culminando o Congresso, será comemorado neste dia (18.09) das 10 às 16 horas, no Parque Marinha do Brasil, junto à Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer o Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, com a realização de atividades voltadas ao público em geral, incluindo exposição de material informativo, intervenções teatrais, oficinas de reciclagem e outras atividades interativas.
O evento é uma realização da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) através de sua Divisão de Resíduos Sólidos (DICSA) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RS (ABES-RS).

16.09.04 - Assessoria de Imprensa da ABES/RS - Fone: (51) 9969 0647