CTRS - Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
 
Coordenadora Bruna Cristina Engel
 
Como participar

A participação é aberta a todos os sócios, bastando, para tanto, informar o interesse à secretaria da ABES (abes-rs@abes-rs.org.br ou 51 3212-1375). Para facilitar a integração, sugerimos uma breve apresentação, informando a formação acadêmica, o local e área de atuação. De posse das informações, o Coordenador da CTRS entrará em contato para inclusão na lista de discussões e convite para reuniões presenciais.

 
O que é a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos?

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CTRS) é um espaço de integração temática dos sócios da ABES-RS que atuam no setor de resíduos sólidos e órgão consultivo da Diretoria Estadual sobre o tema. A CTRS subsidia, ainda, o posicionamento da Câmara Temática de Resíduos Sólidos, órgão consultivo da Diretoria Nacional. Cabe à CTRS, ainda, manifestar-se sobre as atividades de capacitação no setor, propondo ações e mobilizando instrutores e palestrantes.

 
Como trabalha?

Os integrantes da Câmara participam de lista de discussão virtual fechada em que trocam informações e discutem assuntos de seu interesse. Para facilitar a mobilização, e promover a integração entre seus membros, a CTRS reúne-se presencialmente em reuniões almoço na sede da ABES. Até 2007 as reuniões ocorriam todos os meses. Durante o ano de 2008 tal periodicidade não foi observada, mas é intenção retomar a realização de reuniões rotineiras. Quando solicitado pelo grupo, são realizadas reuniões com pauta específica. Entre os temas discutidos em profundidade estiveram o gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde (resultando em manifestação pública quanto ao tema) e a participação dos catadores de materiais recicláveis nos sistemas municipais de limpeza urbana.

 
Projeto Um dia sem Lixo

Em 2003, a seção Rio Grande do Sul da ABES, aliando-se ao esforço da OPAS e AIDIS, lançou o Projeto Um Dia Sem Lixo, desafiando a sociedade gaúcha a adotar novos comportamentos em relação a seus resíduos sólidos, reduzindo sua geração e responsabilizando-se por seu descarte e destino.
Com o Projeto Um dia Sem Lixo, a ABES-RS assumiu o compromisso de buscar a redução na geração de seus resíduos e a divulgação de novas tecnologias e conceitos. Fruto desta decisão, a organização de eventos e a comunicação com associados passou a considerar esta variável em todos os seus passos. Também como resultado, consolidaram-se como parceiros entidades como o Centro Nacional de Tecnologias Limpas e o Laboratório de Design e Seleção de Materiais/UFRGS. A ABES-RS já realizou dois seminários de tecnologias limpas e conta com o CNTL e o LDSM/UFRGS como seus parceiros fiéis na Feira de Atividades Educativas e Ciclo de Palestras do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania/DIADESOL.
Em 2004, iniciou-se a aproximação com a população em geral e em 2005 o realizou-se a primeira Feira de Atividades Educativas, contando com a presença de aproximadamente 900 visitantes no único dia em que se desenvolveu. Em 2008 ampliou-se a comemoração do Diadesol e realizou-se a primeira Semana de Limpeza e Cidadania.

 
Diadesol

O que é - Cada dia se reconhece mais que o adequado manejo de resíduos sólidos domésticos, especiais e perigosos é uma necessidade impostergável, não só para prevenir as enfermidades e garantir a limpeza das cidades e zonas rurais, como também para fomentar o desenvolvimento humano em um ambiente digno e pleno.
O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania (DIADESOL) é uma "comemoração da limpeza e cidadania" nas Américas, que busca sensibilizar a sociedade civil acerca da importância de manter limpas nossas casas, cidades, estradas e lugares de passeio, evitando sujá-los.
O DIADESOL é uma iniciativa promovida pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), as quais, desde já, convidam as diferentes instituições vinculadas ao tema para aderir a este esforço.
Missão - Promover a reflexão e a ação em busca da higiene, da saúde e do habitat urbano e rural limpo e saudável, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável das Américas.

Carta de criação da data pela OPAS/AIDIS
Diadesol 2003

A primeira atividade realizada pela ABES-RS para marcar a data do DIADESOL foi o lançamento do projeto Um dia sem lixo, ocorrido durante café da manhã para jornalistas em que foi apresentada a logomarca do projeto e as propostas de atuação da ABES-RS.

Conheça o que foi veiculado no site da ABES-RS na ocasião, o material recebido pelos jornalistas, a ABES na tribuna da Câmara de Vereadores e as outras atividades comemorativas
Diadesol 2004

Coerente com sua proposta de promover a discussão sobre as formas de minimização na geração de resíduos sólidos, a ABES-RS realizou o Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos Industriais, juntamente com AIDIS, desenvolvendo o tema “Políticas e tecnologias para a redução na geração”. Ao final do evento, realizou-se a primeira experiência de mobilização social.

Diadesol 2005

A ABES promoveu a I Feira de Atividades Educativas e I Ciclo de Palestras: Resíduos Sólidos, responsabilidade de todos nós. As atividades ocorreram na Usina do Gasômetro e reuniram 31 parceiros (considerando-se departamentos municipais ou de universidades como entidades diferentes). Foram realizadas oficinas práticas e demonstrativas, coleta de materiais e produtos inservíveis, mostra de trabalhos científicos, atividades culturais, comercialização de produtos e curso de aproveitamento integral de alimentos, contando com a participação de aproximadamente 900 pessoas. No Ciclo de Palestras, 60 pessoas registraram presença.

Relatório Diadesol 2005 - arquivo PDF - 3Mb
Diadesol 2006, 2007 e 2008
Os relatórios dos Diadesol 2006, 2007 e 2008 encontram-se no mini-site do Diadesol
 
Apoio aos catadores de materiais recicláveis organizados

A CTRS, desde sua criação, reconhece a importância dos catadores de materiais recicláveis. Entre as ações visando a valorização e a integração destes profissionais aos sistemas municipais, destacam-se:
Fórum Estadual Lixo e Cidadania - Secretaria Executiva e apoio na realização de cursos de formação de catadores. (Em atividade durante os anos de 2003 a 2005)
Projeto COPESUL - A ABES-RS conveniou-se com a COPESUL para o desenvolvimento do Programa de Apoio às Iniciativas Associativas de Reciclagem de Materiais, composto de 5 projetos, incluindo a realização de ações de melhorias em galpões de reciclagem selecionados pelas duas entidades, um programa de formação de lideranças e a edição do Guia de Reciclagem 2005, contendo endereços e contatos de 80 associações de catadores do Rio Grande do Sul

 
Cursos e eventos realizados

Desde sua criação, em 1999, foram oferecidos os seguintes cursos de curta duração em diferentes edições:
Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
Aterro Sanitário: projeto, implantação e operação
Sistema de Limpeza Urbana
Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos
Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Industriais
Remediação de Áreas Degradadas
Coleta Seletiva de Lixo
Sistemas de Gestão Ambiental
Gestão Ambiental - Conceitos e Ferramentas
Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde
Além dos cursos, outros eventos foram promovidos pela ABES-RS com forte apoio da CTRS, entre os quais
VI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos - Gramado/2002
Encontro - Política Nacional de Resíduos Sólidos: Produção e Consumo Sustentável (no III Fórum Social Mundial) - Porto Alegre/2003
I Congresso Interamericano de Resíduos Sólidos Industriais - Porto Alegre/2004
Encontro - Política Nacional de Resíduos Sólidos e Responsabilidade Social Pós- consumo (no IV Fórum social Mundial) - Porto Alegre/2005

 
Representação da ABES-RS no Conselho deliberativo do DMLU
Geraldo Portanova Leal geleal56@hotmail.com e Paulo Robinson paulo.samuel@ufrgs.br
Pautas e Atas
Nome do arquivo Tipo Tamanho
dmlu_ata_n_15_2010.doc MSWord 40Kb
dmlu_ata_n_13_2009.doc MSWord 26Kb
dmlu_ata_n_12_09.doc MSWord 26Kb
pauta_dmlu_01_09.pdf Adobe PDF 641Kb
ata_dmlu_18_08_1.pdf Adobe PDF 1336Kb
ata_dmlu_18_08_2.pdf Adobe PDF 1826Kb
ata_dmlu_18_08_3.pdf Adobe PDF 833Kb
conselho-delib-dmlu-ata-14-10.pdf Adobe PDF 1703Kb
conselho-delib-dmlu-pauta-14-10.pdf Adobe PDF 648Kb
pauta-sessao-extraordinaria-1036.doc MSWord 21Kb