Conquista de certificado da Arena do Grêmio é exaltada pela Abes-RS
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) entende que iniciativa serve de exemplo para o Rio Grande do Sul

Em época de Copa do Mundo e que todos os olhares se voltam aos estádios brasileiros, o Rio Grande do Sul dá mais um exemplo positivo. A Arena do Grêmio, em Porto Alegre, conquistou o certificado LEED Prata. A iniciativa foi saudada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS).

- O esforço em adequar-se a certificações ambientais contribui para a mudança no padrão de qualidade dos empreendimentos no Brasil. Atitudes pioneiras de alguns empreendimentos abrem caminho para avanços mais generalizados - afirmou a 1ª Secretária da Abes-RS, Jussara Kalil Pires.

A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) de Prata é concedida pela construção seguir os requisitos de sustentabilidade exigidos pelo Green Building Council (USGBC). O estádio possui reaproveitamento de água de chuva e uso de materiais recicláveis, entre outras medidas ambientais. A arena atingiu 51 pontos na avaliação de sustentabilidade.

Segundo publicação do site Téchne, os itens determinantes para a entrega do certificado foram: prevenção ativa da poluição na construção; escolha do terreno; densidade de desenvolvimento e envolvimento com a comunidade; redução no uso de água e reaproveitamento de água da chuva; redução do uso de energia; armazenamento e coleta de materiais recicláveis; uso de materiais de fornecedores regionais e inovação e design. No caso do material reciclado, a Arena utilizou madeira com certificado de demolição e reflorestamento, e aço reciclado em 50% da obra. Nos caminhões, foi utilizada a tecnologia de magnetismo nos motores para que não fossem usadas substâncias poluentes como graxa, para lubrificação.

Inaugurada em dezembro de 2012, a Arena do Grêmio tem capacidade para 60.540 mil pessoas e todos os lugares são cobertos.

Marcelo Matusiak
Ampliar
Arena do Grêmio conquista de certificação ambiental

Marcelo Matusiak

Ampliar
Arena do Grêmio
   
Marcelo Matusiak

Ampliar
Arena do Grêmio
     
Marcelo Matusiak

Ampliar
1ª Secretária da Abes-RS, Jussara Kalil Pires
            

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak