ABES-RS enaltece participação no Concidades e aponta importância para políticas de saneamento
Solenidade de posse da nova gestão do Conselho das Cidades (Concidades) aconteceu na tarde desta quinta-feira (24/04)

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) tomou posse no Conselho Estadual das Cidades (Concidades), em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (24/04) no Palácio Piratini. De acordo com o representante da entidade no Concidades pela segunda gestão consecutiva, Paulo Robinson da Silva Samuel, a participação da entidade é fundamental, pois se propõe a contribuir com o debate da reforma urbana e se encarrega de dar a devida importância para o saneamento nas pautas do Conselho.

- A participação é fundamental porque quando o conselho debate a reforma urbana e coordena o Plano Estadual de Habitação e Interesse Social, a ABES-RS traz pro debate a questão do saneamento. É imprescindível a busca da sociedade por moradias, mas que tenham condições de vida digna para todos os moradores. Nossa vitória é levar esse debate para a sociedade. Nós conseguimos elucidar sobre a importância da ligação entre as políticas de saneamento e habitação no Rio Grande do Sul - explica Paulo.

De acordo com o Governador do Estado, Tarso Genro, o processo democrático brasileiro precisa destes canais de convergência de informações entre a sociedade e o Governo. Segundo o governante, isso traz o dinamismo necessário para a construção das políticas públicas.

- Precisamos reconhecer o valor dos organismos que estão no entorno do Estado, e que tem majoritariamente a presença da sociedade civil junto ao Governo. Estes se tornam canais de absorção de diálogo e de posição de políticas com a sociedade mobilizada. Portanto, as resoluções e a oferta de propostas do Conselho das Cidades é um elemento que dinamiza as nossas políticas - ressalta Tarso.

De acordo com Genro, estas organizações podem auxiliar na construção de uma profunda reforma política e de estado, e que há necessidade de convergir os interesses para conquistar avanços.

- Temos que combinar as lutas para irmos avançando de forma coerente com essas conquistas democráticas que são representadas não somente pelo Estado Democrático de Direito, mas pela emergência dos movimentos sociais na esfera pública como demandantes organizados para a produção de novas políticas - resume.

A solenidade de posse na nova gestão do Conselho das Cidades aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio. Foram empossados 25 membros titulares e 25 suplentes do Conselho Estadual das Cidades (Concidades). Eles foram eleitos em 2013, durante a 5ª Conferência Estadual das Cidades, e são representantes de diversos segmentos da sociedade civil e dos órgãos governamentais. O presidente do Concidades é o secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison.

Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Ampliar
Posse do Concidades

Rafael Dias Borges

Ampliar
Relatos sobre as conquistas da última gestão do Concidades

Rafael Dias Borges

Ampliar
Governador do Estado recebe carta de reivindicações

Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Ampliar
Governador fala ao público

Rafael Dias Borges

Ampliar
Participantes acompanharam atentos

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak