Dia Mundial da Água destaca relação entre água e energia
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) considera data importante para refletir sobre o uso dos recursos hídricos

No sábado (22/03) é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e tem como objetivo provocar a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este bem natural. O tema da data em 2014 será Água e Energia. Para a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), o momento gera reflexões sobre a relação da geração, transmissão e consumo de energia com a questão ambiental.

- A importância de uma data como o Dia Mundial da Água é nos fazer parar e pensar sobre conceitos e práticas relacionadas ao uso deste recurso, avaliando a necessidade de mudança de postura, multiplicando o que está bom e evitando o que não é racional. Dessa forma, aproximamo-nos de um modelo de gestão capaz de cuidar da água do jeito que ela merece e do jeito que nós precisamos - avalia o coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos da Abes-RS, Sidnei Agra.

A escolha do assunto de 2014 se baseia no fato de água e energia estarem muito interligadas e serem interdependentes. Isso acontece porque as gerações hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Além disso, segundo a ONU, cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Os recursos hídricos também são utilizados para a geração de energia geotérmica, uma alternativa para energia em países com escassez de água.

O tema também será abordado no IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio. O evento será no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, localizado na Avenida Alberto Bins, 514 - Centro Histórico, Porto Alegre. A realização do Simpósio é uma parceria entre a ABES-RS, a PUCRS e a Faculdade de Engenharia da PUCRS, com a co-realização da Metroplan, da Fepam, da UFRGS e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. As inscrições estão abertas no site www.abes-rs.org.br/qualidade2014

Marcelo Matusiak
amplie
Dia Mundial da Água

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Júlia Merker
Coordenação: Marcelo Matusiak
Apoio: Ascom/ Agência Nacional de Águas