Clique para ampliar 18 de Setembro
Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania
Um Dia Sem Lixo
Clique para ampliar

A questão da geração de resíduos sólidos e da forma como os indivíduos, empresas e governos dispõem estes resíduos no meio ambiente tem se revelado um dos principais problemas ambientais da atualidade. Preocupadas em mostrar a todos que é possível conciliar crescimento econômico e qualidade de vida com atitudes mais adequadas na geração e descarte dos resíduos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) propõem a celebração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania a todos os países da América. OPAS, AIDIS e ABES lembram a todos que cada um é responsável pelo resíduo que produz.

O QUE É?
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) propõem o terceiro sábado do mês de setembro como uma “comemoração da limpeza e cidadania” nas Américas. Em Porto Alegre, esta data, também é o Dia Municipal dos Resíduos Sólidos.

QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?
O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania busca sensibilizar a sociedade civil acerca da importância de manter limpas casas, cidades, estradas e parques, evitando sujá-las. Este dia tem como missão promover a reflexão e a ação a respeito da higiene, da saúde e do habitat urbano e rural limpo e saudável, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável das Américas.

No Brasil: Um Dia Sem Lixo
No Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) lançou o Projeto UM DIA SEM LIXO, propondo a toda a sociedade, uma parada. Uma parada para pensar que a cada momento estão sendo gerados resíduos, mas que é possível gerar menos. É possível fazer com que não provoquem prejuízos ou que prejudiquem menos. Para isto, cabe a cada cidadão, a cada profissional, empresário ou gestor público a decisão. Não é preciso esperar pelo governo, pelo vizinho, pelos filhos, pela empresa fornecedora.
Cada vez que se define o que, como, quanto e quando comprar, se define o que e quanto resíduo gerar. Para isto, a ABES propõe a todos um exercício: por um único dia, quando adquirir um produto para a residência, indústria, estabelecimento comercial, escritório, clínica, ou qualquer outra atividade, pensar o que acontecerá com o produto quando não tiver mais utilidade para si. Pensar no que vai sobrar depois de usá-lo. Ainda se o produto for reciclável, pode ser que isto não se torne possível porque é de difícil desmonte, tem muitos tipos de materiais, colas, rebites ou outros complicadores. O produto pode, ainda, ter produtos químicos perigosos em sua composição. Neste caso, o que acontecerá com ele após o descarte?Que cuidados serão tomados para proteger o meio ambiente e os trabalhadores que entrarem em contato com ele? Seria possível consumir outro produto?
A ABES diz: “Pare e pense: os produtos que estou consumindo facilitam a preservação do meio ambiente? A forma como produzo, cozinho, entrego uma mercadoria ou forneço um orçamento para um cliente não estarão gerando resíduos desnecessários?”.
A ABES conclama a todos a tentar gerar, por um dia, menos resíduos. E, por um dia, gerar menos problemas com os resíduos que são inevitavelmente gerados.
A ABES diz: no momento em que você for descartar um produto, não deixe que materiais que possam ser reaproveitados se misturem a outros que vão sujá-los ou contaminá-los. Não separe: simplesmente não misture!Tente dar um outro uso para seu resíduo, ou permita que outras pessoas ou empresas façam. Favoreça a reciclagem. Não descarte em qualquer lugar ou entregue para empresas irresponsáveis. Na cidade, “os focos de lixo” causam inundações e alagamento, contaminam o solo e a água, favorecem o desenvolvimento de vetores de doenças e deixam feia a cidade.No campo, os resíduos jogados de qualquer forma contaminam a água e o solo, provocam a morte de animais.

Informações:
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-RS
Fone: (51) 3212 1375
Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania em Porto Alegre
Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar