Mudar a cultura ambiental é desafio para gestores de empreendimentos turísticos
Assunto foi pauta evento realizado em Gramado com o objetivo de pensar a estrutura das cidades em áreas como tratamento de resíduos, água e esgoto

Vencer desafios para implantar políticas ambientais nas cidades e em estabelecimentos que trabalham com o turismo foi o tema central da Discussão Preparatória Ambientur 2015, realizado na tarde desta quinta-feira (29/05) na Câmara de Vereadores de Gramado. O evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) serviu como preparação do Simpósio Nacional sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos. O secretário do meio ambiente de Gramado, Márcio Coracini, falou sobre ambiente e desenvolvimento sustentável demonstrando exemplos colocados em prática no município. Os problemas de tratamento de esgoto também entraram na pauta do encontro

- É preciso um trabalho de conscientização. Às vezes, o vizinho reclama, mas quem joga o esgoto não se preocupa. As pessoas costumam dizer que esse é um problema criado hoje, mas isso sempre existiu, só não se olhava com a devida atenção - disse.

O superintendente regional da Corsan Nordeste, Alexsander Ceretini Pacico, lembrou algumas dificuldades atuais apontadas na distribuição de água e tratamento de esgoto. A mobilidade urbana e o custo do serviço são barreiras. Porém, ele chamou a atenção para o mais importante que é a mudança de cultura.

- A população tem dificuldade de entender que o tratamento do esgoto traz um custo inevitável para sociedade. Hoje praticamente todos têm acesso à água e isso foi uma barreira vencida. Neste caso, o beneficiado direto é o homem. O problema é que em muitos casos há um erro de interpretação do ser humano. O tratamento de esgoto ajuda a quem? Ao meio ambiente e no primeiro momento a pessoa não percebe o benefício que ela terá com o esgoto sendo tratado. É preciso mudar essa cultura - comentou Alexsander .

Ao final do encontro, o diretor da Pousada e SPA de Relaxamento Don Ramon, Vicente Atz, apresentou um case desenvolvido no empreendimento de gestão sustentável.

A atividade foi realizada pela Abes-RS com apoio da Corsan; Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Habitação e Saneamento e Gramado.Canela Convention & Visitors Bureau.

Marcelo Matusiak
Ampliar
Secretário do meio ambiente de Gramado, Márcio Coracini

  Marcelo Matusiak
Ampliar
Palestrantes com o presidente da Abes-RS, Darci Campani (d)
 

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak