Projeto da Abes-RS incentiva a educação ambiental dentro do Acampamento Farroupilha
Separação correta dos resíduos durante os festejos farroupilhas é abordada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul

A iniciativa tem o objetivo de promover a conscientização ambiental através dos piquetes e do público presente no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho durante os festejos farroupilhas, entre os dias 5 e 20 de setembro. O Projeto Harmonia Consciente, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul, nasceu em 2010 e integra as atividades de comemoração do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania realizada pela Abes-RS.

Na sua 5ª edição, o projeto estará presente na rotina dos 346 piquetes que participam do Acampamento Farroupilha em setembro. Lixeiras de 100 litros para resíduos reciclável e cartazes com orientações para a separação correta serão distribuídos pelos 28 voluntários que também acompanharão a coleta seletiva e a conduta dos diferentes piquetes. Ao final, os cinco piquetes que se destacarem receberão o prêmio "Destaque em cuidados com os resíduos sólidos". O projeto conta com o apoio do DMLU, Braskem, Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS (Sinplast), CORSAN e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

- O volume de resíduos recicláveis que encaminhamos às cooperativas durante o Acampamento Farroupilha é maior a cada ano, deixando de ir para os aterros e a conscientização da população através de uma educação continuada é o que nos leva a manter este projeto - afirma a voluntária e coordenadora do projeto da Abes-RS, Alba Ferreira da Rosa.

Durante a Copa do Mundo ocorreu o Acampamento Farroupilha Extraordinário com a participação de 78 piquetes. Naquele momento, houve a coleta e separação dos resíduos em três tipologias visando a produção de biogás com o apoio da Abes-RS, DMLU, Sul Gás, Braskem e Ecocitrus. Com a finalidade de aproveitamento através da biodigestão, os resíduos eram divididos em três lixeiras: reciclável, orgânico para biodigestão e rejeito. O reciclável seguia com a coleta seletiva para as cooperativas de triagem; o orgânico era encaminhado para Ecocitrus em Montenegro para a produção de biogás e o rejeito coletado pelo DMLU, encaminhado ao aterro.

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Júlia Resende
Coordenação: Marcelo Matusiak