Encontro discute regras para definição de Áreas Contaminadas
Atividade é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS)

A definição dos limites - valores de referência de qualidade do solo para Estado - a partir dos quais uma área será considerada contaminada estará em pauta no "Encontro Técnico: Lançamento da Portaria dos Valores de Referência de Qualidade dos Solos do Estado do Rio Grande do Sul". A atividade acontece no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul - SENGE-RS, na avenida Érico Veríssimo, 960, bairro Menino Deus, a partir das 9h de sexta-feira (05/09). Um dos objetivos é avaliar quais casos devem ser considerados irregulares já que muitas vezes a medição não considera metais pesados ou outros contaminantes já presentes no solo antes da execução de um empreendimento, por exemplo.

A Portaria da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) define parâmetros para avaliação das áreas. Para o Ministério do Meio Ambiente área contaminada é a "área, terreno, local, instalação, edificação ou benfeitoria que contenha quantidades ou concentrações de quaisquer substâncias ou resíduos em condições que causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger, que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural". Os contaminantes podem ser transportados a partir desses meios, propagando-se por diferentes vias, como o ar, o solo, as águas subterrâneas e superficiais, alterando suas características naturais de qualidade e determinando impactos e/ou riscos sobre os bens a proteger, localizados na própria área ou em seus arredores.

As inscrições para o evento pode ser feitas através do site www.abes-rs.org.br/areascontaminadas2014

Após o Encontro, terá início a 1ª Discussão Preparatória do III Seminário Sul-Brasileiro de Gerenciamento de Áreas Contaminadas 2015.

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak