ABES-RS comemora acordo para início das operações na ETE Serraria
Projeto de saneamento prevê tratamento de 80% do esgoto coletado em Porto Alegre nos próximos anos

Assinado na tarde da última sexta-feira (20/12), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Dmae e Fepam será responsável pelo início das operações na Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria (ETE) do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) comemora a decisão e aguarda os avanços do projeto para 2014.

- Lamentamos pelo impasse ocorrido no licenciamento. Durante o processo, não vimos em nenhuma das partes envolvidas o intuito de postergar algo que é um clamor do Rio Grande do Sul. Entendemos que é necessário discutir urgentemente a legislação brasileira para empreendimentos que resultem em redução de poluição, pois isto é uma dívida de nossa sociedade para com o ambiente. Enquanto a legislação não for revisada, os técnicos envolvidos estarão a ela subordinados - ressalta o presidente da ABES-RS, Darci Barnech Campani.

Com esse Termo de Ajustamento de Conduta, Porto Alegre poderá atingir o sonho de ter 80% de capacidade instalada para o tratamento de seus efluentes líquidos.

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Júlia Merker e Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak