Criatividade do Mirante do Cristal é considerado marco na história do saneamento gaúcho
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) considera que a versatilidade do conjunto de obras de saneamento inaugurado na orla do Guaíba aproximará população do tema tão importante para a saúde

O Mirante do Cristal, recentemente inaugurado juntamente com as grandes obras do Programa Integrado Socioambiental (PISA), demonstra como soluções criativas podem aproximar a população do tema saneamento básico. As estações de bombeamento de esgoto Cavalhada e Cristal, assim como a chaminé de equilíbrio, eram indispensáveis, mas seriam um contraste a paisagem da orla do Guaíba. O projeto então tomou um novo rumo, e instalou um mirante que transformou o conjunto de obras de esgotamento sanitário em um verdadeiro ponto turístico para Porto Alegre, onde as pessoas poderão apreciar o pôr do sol da cidade. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do RS (ABES-RS) vê a atração como um marco na história do saneamento no Rio Grande do Sul.

- É um empreendimento de suma importância. É gratificante para os profissionais da associação, pois todos nós, da área sanitária e ambiental, estivemos envolvidos de alguma forma na condução deste projeto ao longo de muitos anos. O mirante integra uma obra imprescindível para o tratamento de esgoto da capital. Nesse ponto turístico, está uma chaminé de equilíbrio, que é uma parte importante deste sistema de esgotamento sanitário. Isso aproxima a população da orla e do conhecimento sobre saneamento - comemora a diretora da ABES-RS, Deise Batista.

A associação de esgoto com turismo e beleza, também é comemorada pela 1ª Secretária da entidade, Jussara Pires, que ressalta a valorização do tema no imaginário da população e dos gestores públicos.

- O projeto de arquitetura tem reconhecimento internacional, conquistando destaque em revistas do setor na Argentina e Coreia do Sul, além de ter sido considerada uma das 10 melhores obras construídas no Brasil e representado o país na VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo em 2012, na cidade de Cádis, na Espanha - explica Jussara.

O projeto arquitetônico, além de resolver as exigências técnicas inerentes ao PISA, estruturou equipamento para o uso coletivo, com espaço de eventos, exposições e belvedere público. O empreendimento também conta com salas gêmeas, uma no pavimento térreo e outra no nível superior, que abrigam a exposição de informações sobre o programa de recuperação ambiental do Guaíba.

- O mirante é a parte visível que certamente encantará a todos. Mas o mais importante é a parte invisível. Talvez não seja compreensível a grandeza dessa obra, que perpassa este local e atinge uma região extremamente carente da nossa cidade - considera o prefeito municipal de Porto Alegre, José Fortunati.

A obra tem a finalidade de conduzir os esgotos oriundos das bacias dos arroios Dilúvio e Cavalhada por tubulação subaquática, até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Serraria. A capacidade de bombeamento chega até 4.240 litros por segundo nas estações de bombeamento de esgotos - EBE Cristal e EBE C2. O investimento para a construção das duas estações de bombeamento, com chaminé de equilíbrio e o mirante chegou aos R$ 21 milhões. As visitas estão abertas ao público gratuitamente pelo site do DMAE www2.portoalegre.rs.gov.br/dmae/

Rafael Borges
Ampliar
Prefeito José Fortunati participou do lançamento da obra

Rafael Borges

Ampliar
Mirante proporcionará belas vistas do Pôr do Sol no Guaíba

Rafael Borges

Ampliar
Mirante do Cristal

Rafael Borges

Ampliar
EBE Cristal e C2

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak