ABES-RS comemora prorrogação do prazo para municípios elaborarem seus planos de saneamento básico
Municípios brasileiros têm até o último dia de 2015 para planejar como levar água, esgoto, limpeza urbana e drenagem para toda a população

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) comemora o anúncio do Secretário Nacional de Saneamento, Osvaldo Garcia, de prorrogar para o dia 31 de dezembro de 2015 o prazo final para a entrega dos planos municipais de saneamento básico. A decisão foi tomada porque a maioria dos municípios não conseguiu cumprir o prazo para a elaboração dos planos, imprescindíveis para a garantia de qualidade na prestação dos serviços à população.

- É uma importante conquista dos municípios, pois agora eles terão mais tempo para a elaboração adequada de seus planos. Eles ganharam tempo para construir o plano de saneamento de uma forma mais qualificada e esperamos que os municípios se organizem para isso - destaca o presidente da ABES-RS, Darci Campani.

A entidade gaúcha também espera que Governo Federal, estados e municípios comprometam-se em abrir um diálogo efetivo para um realinhamento de perspectivas, tanto nos casos de ausência de planos, como dos que precisam de revisão. Cerca de 70% dos 5.570 municípios brasileiros não apresentaram seus planos até o prazo, que era no último dia de 2013. Com o alargamento do prazo, os municípios voltam a ter acesso a recursos do Governo Federal para projetos de saneamento.

Marcelo Matusiak
Ampliar
Prazo foi prorrogado

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak