Sindicato da Arquitetura e da Engenharia projeta crescimento e atenção com qualificação profissional
Nova diretoria tomou posse em solenidade realizada na noite desta terça-feira (17/12) em Porto Alegre

A nova diretoria do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco - RS) que tomou posse na noite desta terça-feira (17/12) assume com desafio de fortalecer a atuação das empresas do setor e incentivar a qualificação profissional no ano de 2014. A solenidade aconteceu no Restaurante Panorama da PUC-RS em Porto Alegre e contou com a presença de diversas autoridades.

- Com muito trabalho acreditamos que vamos conseguir fortalecer e defender nossos ideais. Lutaremos para que a classe seja mais valorizada - afirmou o presidente empossado Wolney Moreira da Costa.

A categoria quer fortalecer na sociedade a consciência da importância de investimento em um bom projeto, como meio de evitar desperdício de tempo e dinheiro. Exemplos, em meio ao ritmo demorado de obras da Copa do Mundo não faltam.

- A maior parte das pessoas não se dá conta da importância de um bom projeto. Quanto mais detalhado ele for, melhor será a obra. O Sinaenco está dentro dessa filosofia buscando a valorização disso porque, infelizmente, no Brasil essa cultura não está consolidada como na Europa. No Brasil, em alguns casos a empresa investe apenas 1% do valor gasto na obra em projeto enquanto se sabe que o ideal é pelo menos 3% - explicou o vice-presidente de ciência e tecnologia, Luciano Bezerra da Silva.

A outra preocupação é investir em qualificação profissional.

- Queremos promover ações que tragam oportunidade de treinamento e especialização para os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que hoje possuem poucas opções nesse sentido - explicou o vice-presidente de gestão e assuntos institucionais, Ricardo de Magalhaes Santiago.

O evento foi realizado no Restaurante Panorama, no prédio 40 da PUC-RS. A nova diretoria comanda a entidade pelos próximos dois anos. Entre as autoridades presentes estiveram o secretário de Planejamento do Rio Grande do Sul, João Motta e o representante da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, João Carlos Nadel. Também estiveram representadas as seguintes entidades: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), Sicepot, DMAE, Secretaria Estadual da Infra Estrutura, DMAE, Corsan, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria Estadual de Obras Públicas, DAER, Metroplan, e SMOV, além de deputados e vereadores.

Nominata:
Wolney Moreira da Costa - Presidente do Sinaenco - Rio Grande do Sul
Ricardo de Magalhães Santiago - Vice-presidente de Gestão e Assuntos Institucionais
Manoel Pedro Duarte Dorneles - Vice-presidente de Administração e Finanças
Alessandro Alves do Amaral, Vice-presidente de Ética e de Proteção à Consultoria
Telvi Rubilar Klein, Vice-presidente de Engenharia
Rosmar Resende dos Santos, Vice-presidente de Arquitetura
Luciano Bezerra da Silva - Vice-presidente de Ciência e Tecnologia
Júlio Moretti Gross, Vice-presidente de Relações Trabalhistas e Assuntos Intersindicais
Conselheiros Fiscais:
Alexandre Bugin
Fernando José Pugliero Gonçalves
Milton Dupont
Paulo Cézar Sampaio de Oliveira
Mario Saffer

Marcelo Matusiak
Ampliar
Cumprimentos
Marcelo Matusiak

Ampliar
Entidade será comandada por Wolney Moreira da Costa

Marcelo Matusiak

Ampliar
Diretoria eleita

Marcelo Matusiak

Ampliar
Presidente empossado Wolney Moreira da Costa

Informações para a Imprensa:
Sobre o Sinaenco/RS
O Sinaenco-RS é a secção no Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva. Abrange as empresas que prestam serviços de planejamento, estudos, planos, pesquisas, projetos, controles, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, diligenciamento e fiscalização de empreendimentos relativos à arquitetura e à engenharia.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak