Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo é lançado com premiações de até R$ 5 mil
Parceria entre ABES-RS, ARI e Braskem incentiva a produção de reportagens que ressaltem a importância da preocupação com o meio ambiente

Os jornalistas podem começar a tomar inspiração para registrar o que há de positivo e informativo com relação a preocupação com o meio ambiente. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do RS (ABES-RS), em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Braskem lançaram, na manhã de quinta-feira (20/03), o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, que presta uma homenagem a um dos pioneiros da ecologia no estado.

- Buscamos a conscientização, para que a sociedade tenha e receba as informações corretas sobre o assunto. O jornalista tem um papel fundamental nisso. Nós buscamos fortalecer esse fluxo de ideias e que este prêmio estimule a ética socioambiental através da multiplicação de conhecimento. Este é o anseio de todos que estão aqui - considera o vice-presidente da ABES-RS, Alexandre Bugin.

A premiação é dividida em seis categorias e contará com prêmios de até R$ 5 mil. Os participantes podem ser profissionais da imprensa gaúcha e estudantes de jornalismo. O prêmio deve valorizar reportagens que informem sobre iniciativas bem-sucedidas sobre a preservação e saneamento ambiental desenvolvidas em território gaúcho. O tratamento de água e esgoto, gestão de recursos hídricos, águas pluviais e resíduos sólidos, drenagem e tecnologias limpas, são apenas algumas das abordagens que podem ser contempladas nas matérias jornalísticas.

- Existe uma declaração clara e objetiva que esse prêmio está sendo lançado para prestigiar o jornalismo. Temos certeza de que existem boas ideias e ações em desenvolvimento em todos os cantos do RS que podem servir de estímulo à comunidade gaúcha em seguir o exemplo de Lutzenberger - considera o presidente da ARI, João Batista de Melo Filho.

A atividade foi realizada no Jardim Lutzenberger, situado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Rafael Dias Borges
Ampliar
Jardim Lutzenberger da CCMQ foi o cenário do lançamento

Rafael Dias Borges

Ampliar
Presidente da ARI, João Batista de Melo Filho

Rafael Dias Borges

Ampliar
Lançamento ocorreu no 5° andar da Casa de Cultura Mário Quintana

Rafael Dias Borges

Ampliar
Vice-presidente da ABES-RS, Alexandre Bugin

Rafael Dias Borges

Ampliar
Lançamento do prêmio na Casa de Cultura Mário Quintana

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak