Criação de Prêmio José Lutzenberger pretende valorizar divulgação de ações de proteção ambiental
Homenagem ao Jornalismo Ambiental, promovida pela ABES-RS, ARI e Braskem, será anunciada oficialmente na sexta-feira (20/12)

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS), em conjunto com a Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) e apoio da Braskem, anunciam nesta sexta-feira (20/12), às 18h, a criação do Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental. A homenagem busca incentivar a divulgação jornalística de boas experiências que beneficiam o meio ambiente, através da inovação tecnológica, esforços de empresas públicas ou privadas, pessoas físicas e entidades do terceiro setor, em busca de soluções para a preservação da natureza. O evento será realizado na sede da ARI, situada na Avenida Borges de Medeiros, 915, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O prêmio pretende valorizar reportagens sobre iniciativas bem sucedidas desenvolvidas no Rio Grande do Sul, especialmente em áreas como tratamento da água e dos esgotos, gestão dos recursos hídricos, drenagem e gestão das águas pluviais, gestão dos resíduos sólidos e tecnologias limpas, entre outros temas. A iniciativa é uma reedição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, que já acontece em Alagoas há 10 edições, com a promoção da ABES-AL, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas e Braskem.

A parceria entre as entidades promotoras tem como objetivo apoiar os esforços da comunidade gaúcha no sentido de continuar na vanguarda das ações inspiradas no exemplo do ambientalista que lhe empresta o nome. A certeza das entidades é de que há muitas e excelentes ideias e ações em desenvolvimento em todos os cantos do Rio Grande do Sul que podem servir de estímulo a novas iniciativas.

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak