Programa Profissionais do Futuro prepara jovens para atuação no mercado de trabalho
Evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) seção Rio Grande do Sul está na sua 5ª edição e tem como foco a área ambiental

Através de experiências teóricas e práticas, o Programa Profissionais do Futuro deu início a qualificação de jovens estudantes. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) seção Rio Grande do Sul. As atividades iniciaram na segunda-feira (21/07) e vão até sexta-feira (25/07) na Faculdade Monteiro Lobato, em Porto Alegre. As palestras abordam temas ambientais e de empreendedorismo. A atividade é destinada a estudantes do último ano da graduação que foram previamente selecionados. Apesar de contar com maioria de participantes das áreas de engenharia sanitária e ambiental, não há restrição da área de formação.

O primeiro dia de atividades trouxe temas como planejamento urbano e licenciamento ambiental. Na terça-feira (22/07), os debates incluem assuntos como emissões atmosféricas e aplicações de gás natural, tecnologias limpas e gestão ambiental, gerenciamento e controle de efluentes líquidos. No dia seguinte as palestras tratam de gerenciamento de áreas suspeitas de contaminação, gerenciamento e controle de resíduos sólidos e importância das questões socioambientais nos projetos. A programação de quinta-feira (24/07) contempla visita ao Projeto Integrado Socioambiental (PISA) pela manhã e à noite ocorre jantar de confraternização com a diretoria da Abes-RS, no Restaurante Via Imperatore.

O último dia proporciona a discussão dos rumos da gestão de pessoas e sustentabilidade, além de provocar o debate das expectativas do mercado em relação ao jovem profissional.

O Programa Profissionais do Futuro conta com visitas técnicas ao longo da semana. Os participantes terão a oportunidade de conhecer ambientes como PISA, CRVR, Copelmi, Gerdau, Braskem, Proamb, Sapotec, ABG, Engébio e ERM.

A iniciativa faz parte de um esforço do ABES para atender as necessidades dos jovens profissionais e para motivá-los a atuar na área de saneamento e ambiente. Com este propósito, a Direção Nacional criou uma Diretoria Ad Hoc para Jovens Profissionais do Saneamento e vem estimulando os jovens a discutir suas necessidades específicas para atuar no setor, vem desenvolvendo projetos específicos para atrair os jovens (um exemplo é a Olimpíada dos Jovens Profissionais do Saneamento - JPS - que acontece durante o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental).

Outras informações podem ser obtidas no site www.abes-rs.org.br ou pelo telefone (51) 3212 1375.

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Júlia Resende
Coordenação: Marcelo Matusiak