Qualidade do ar em regiões metropolitanas é tema de palestra em Porto Alegre
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) e Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS) organizam evento para qualificação profissional sobre inspeção veicular

O reflexo das emissões de poluentes nas regiões metropolitanas através de veículos em nosso meio ambiente é tema de estudo de diversos pesquisadores na busca de resoluções para este problema. O assunto tem atraído atenção de profissionais da engenharia em busca de qualificação. Com isto em mente, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS) em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge-RS) levam o tema para o "Ciclo de Palestras - Saneamento e Ambiente: encontros da engenharia" que aconteceu na quinta-feira (21/08).

O evento contou com a mestre em ciências atmosféricas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Ludmila P. d Souza. Ela apresentou a pesquisa feita na UFPEL sobre como a poluição gerada em Porto Alegre pelos veículos é distribuída para região metropolitana através de ciclos do ar.

- Com alta formação do ozônio em Porto Alegre, principalmente em dias de céu claro, os poluentes são transportados para a região metropolitana e interior do Estado através dos sistemas de circulação atmosférica - explica Souza.

Ela defende que faltam equipamentos e disponibilidade de dados para continuidade de pesquisas na área. Ressalta a prioridade deste investimento e apresenta dados que mostram que dois milhões de pessoas morrem devido à má qualidade do ar por ano no mundo.

Para a engenheira química e analista ambiental da FEPAM, Sabrina Feltes, é importante a participação política do governo do Rio Grane do Sul nas questões ligadas à qualidade do ar e à inspeção veicular. Feltes fez parte da equipe técnica que elaborou o Plano de Controle da Poluição Veicular do RS/2010. Ela explica que a Fepam tem atribuição de exercer fiscalização, aplicar penalidades e oferecer planos para melhora da qualidade do ar, mas o governo tem a obrigação de cuidar e manter a qualidade.

- A Fepam tem problemas para manutenção nas estações de tratamento devido à falta de recursos oriundos do Estado. Para equacionar o problema, fechamos parcerias para termos estruturas e dados mais válidos para pesquisas e planejamento de ações - conta.

Através destas parcerias existe o Plano de Controle de Poluição Veicular do RS (PCPV/RS) que engloba uma série de medidas que visa reduzir a poluição atmosférica e os ruídos produzidos pelos veículos que circulam no trânsito das cidades. Segundo Feltes a fiscalização veicular é um dos principais itens deste planejamento.

A fiscalização veicular também é o viés indicado como solução para melhora da qualidade ambiental pelo diretor técnico do Detran/RS, Ildo Mário Szinvki. Ele defende a diminuição dos poluentes pelo conhecimento das leis por parte da população.

- A questão primordial é a educação. A população deve conhecer a legislação da Inspeção Ambiental nos veículos automotores que inclui emissão de gases poluentes e de ruído - defende.

Para fechar o ciclo de palestras, o coordenador de Novos Negócios e Tecnologias da SulGás, Charles de Souza Netto, explicou como o Biometano pode se tornar solução sustentável no lugar do combustível tradicional derivado do petróleo. A tecnologia é desenvolvida pela Sulgás e está aguardando regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

- o Biometano, por ser um gás natural extremamente puro, é possível de ser usado nos atuais carros com motores que utilizam gás como combustível - explica.

O desenvolvimento do Biometano é feito através da Gasoduto Brasil-Bolívia e tratado em planta desenvolvida pela empresa. Além disto os resíduos orgânicos também podem ser processados para gerar o combustível.

Durante a Copa do Mundo um caminhão movido por Biometano foi utilizado para conscientização da população sobre o descarte de resíduos orgânicos. O caminhão esteve presente no Parque Harmonia recolhendo os resíduos que eram transformados em gás para o caminhão continuar ativo.

- Caso o caminhão não recolhesse os resíduos, o descarte iria para o aterro e o metano iria para atmosfera - explica Netto.

O Ciclo de Palestras - Saneamento e Ambiente: encontros da engenharia busca qualificar profissionais em assuntos ligados à qualidade de vida das pessoas. Conforme o coordenador do evento e 2° Tesoureiro da Abes-RS, Paulo Robinson da Silva Samuel, o evento é importante pela capacitação dos engenheiros e demais profissionais envolvidos no processo ambiental. Outras informações sobre o assunto e sobre o ciclo de palestras podem ser obtidas através do site www.abes-rs.org.br

Mauro Plastina
Ampliar
Palestrante falou sobre a qualidade do ar em regiões metropolitanas

Mauro Plastina

Ampliar
Abes-RS e Senge-RS promoveram palestra sobre a qualidade do ar
   
Mauro Plastina

Ampliar
Presidente da Abes-RS, Darci Campani participa de palestra
Mauro Plastina

Ampliar
Qualidade do ar foi tema de encontro

Informações para a Imprensa:
Sobre a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
A ABES é uma organização não governamental, fundada em 1966, com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Meio Ambiente, e fomentar a consciência social e as ações que atendam às demandas de conservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação nas 27 Unidades da Federação através de suas Seccionais e Sub-Seccionais. A seção estadual do Rio Grande do Sul conta com a presidência de Darci Barnech Campani.

PlayPress Assessoria de Imprensa
Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691

Redação: Mauro Plastina
Coordenação: Marcelo Matusiak