Termo permite recuperação da qualidade das águas do Guaíba
Clique para abrir
Foto: Angélica Ritter/Divulgação PMPA
Com assinatura, Estação Serraria poderá começar a operar em 60 dias

O Dmae e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) assinaram na tarde desta sexta-feira, 20, na sede do Ministério Publico do Estado, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que autoriza o Dmae a colocar em operação a Estação de Tratamento de Esgoto Serraria do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). A estação poderá começar a operar em 60 dias, de forma gradual, até atingir sua capacidade máxima num prazo estimado de um ano.

O TAC estabeleceu que no período inicial de operação as vazões de esgoto para tratamento serão progressivas, começando com 530 litros por segundo até alcançar a vazão de esgoto atualmente disponível de 2.500 litros por segundo. O Dmae deverá providenciar a instalação dos equipamentos de monitoramento do lago Guaíba e implantar uma unidade de desinfecção para funcionar até que a estação de tratamento se estabilize. Também deverá contratar uma equipe de três especialistas que analisarão os relatórios de monitoramento, os resultados obtidos pelo modelo de dispersão e, ao longo do processo de pré-operação, se manifestarão quanto à necessidade ou não do prolongamento do emissário final. Caso haja a necessidade de prolongamento do emissário, o Dmae terá um prazo de até 18 meses para providenciar sua implantação.

O diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, destacou que quem ganha com este acordo é a cidade de Porto Alegre. "Tenho convicção de que com a estação em operação a qualidade de vida dos porto-alegrenses será melhorada significativamente”, afirmou. Foram investidos no projeto cerca de R$ 400 milhões. A população também está engajada na despoluição do Guaíba, como se pode ver pelo movimento Ipanema: Eu moro, Eu Cuido. “Mesmo sendo difícil a tarefa de tratar esgoto pela falta de uniformidade com que ele chega à estação, tenho certeza que os técnicos do Dmae darão provimento às inciativas que garantirão a eficiência esperada pelo processo de tratamento", explicou Presser.

Para o presidente da Fepam, Nilvo Silva, “É bom presenciar este momento podendo chegar a este acordo. Nós estamos tratando de um interesse maior e é uma satisfação ver o Dmae podendo começar a operar”, disse.

Angélica Ritter
(51) 3289-9724 ou 9341-7485
Unidade de Comunicação Social
Dmae – Departamento Municipal de Água e Esgotos
Prefeitura Municipal de Porto Alegre