Câmara Técnica de Esgotamento Sanitário

O que é a Câmara Técnica de Esgotamento Sanitário?
A Câmara Técnica de Esgotamento Sanitário (CTES) é um espaço de integração temática dos sócios da ABES-RS que atuam no Saneamento Ambiental com ênfase nas questões de esgotamento sanitário. É um órgão consultivo da Diretoria Estadual sobre o tema. Cabe à CTES manifestar-se sobre as atividades de capacitação na área, propondo ações e mobilizando instrutores e palestrantes.
Como Trabalha?
A CTES é uma câmara em processo de estruturação. Seguindo a modalidade das demais câmaras, os integrantes da Câmara vão participar de lista de discussão virtual fechada na qual trocam informações e discutem assuntos de seu interesse. Para facilitar a mobilização e promover a integração entre seus membros, a CTES vai reunir-se presencialmente em reuniões na sede da ABES-RS ou em local previamente agendado. Quando solicitado pelo grupo, poderão ser realizadas reuniões com pauta específica. Entre os possíveis temas para discussão elencamos os seguintes:
a. Ligações de esgoto;
b. Tecnologias alternativas para o tratamento de esgoto;
c. Saneamento Rural;
d. Informações gerais sobre o esgotamento sanitário no RS e Brasil;
e. Poluentes emergentes em esgotos;
f. Esgoto pluvial e as interligações entre sistemas;
g. Legislação aplicada aos processos de esgotamento sanitário e o tratamento de esgoto;
h. Resíduos de ETEs – lodos.
Como participar?
A participação é aberta a todos os sócios, bastando, para tanto, informar o interesse à secretaria da ABES (abes-rs@abes-rs.org.br ou 51 3212-1375). Para facilitar a integração, sugerimos uma breve apresentação, informando a formação acadêmica, o local e área de atuação. De posse das informações, o Coordenador da CTRS entrará em contato para inclusão na lista de discussões e convite para reuniões presenciais.
Coordenação Executiva
Biólogo Evandro Ricardo da Costa Colares