Evento

 


APOIADOR(ES)


A Companhia Riograndense de Saneamento foi criada em 21 de dezembro de 1965 e oficialmente instalada em 28 de março de 1966, sendo esta a data oficial de sua fundação. O desafio de proporcionar ao Rio Grande do Sul e a sua população melhor qualidade de vida foi enfrentado pela empresa que surgia. E a imagem do aguadeiro, que precariamente abastecia as populações no início do século, ficou definitivamente na história.

Atualmente, a Corsan abastece cerca de 6 milhões de gaúchos. Isto representa 2/3 da população do Estado, distribuídos em 316 municípios.

http://www.corsan.com.br/historia

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de fazer o Sul do Brasil prosperar. Desde então, o BRDE tem sido um parceiro que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região. Uma referência em financiamentos de longo prazo para investimentos, capaz de transformar projetos em realidades.

É uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa. O BRDE está sujeito a acompanhamento e controle do Tribunal de Contas, bem como à fiscalização do Banco Central do Brasil. Conta hoje com 564 colaboradores nos três Estados. Sua estrutura administrativo-organizacional é determinada por Regimento Interno estabelecido pelo Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – CODESUL e fundamentada por Atos Constitutivos aprovados pelas Assembleias Legislativas dos Estados-Membros.

Com sede administrativa e agência na cidade de Porto Alegre (RS), possui também agências em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR), além de um escritório de representação no Rio de Janeiro (RJ) e espaço de divulgação em Campo Grande (MS). Possui também espaços de divulgação em 10 cidades da Região Sul.

http://www.brde.com.br/

Vocacionado historicamente pela inovação e pluralidade, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul atua com vigor, desde sua fundação em 1942, na defesa e valorização das carreiras dos profissionais representados.

Pioneiro na ampliação e modernização dos serviços e benéficos oferecidos aos seus associados, o SENGE contribui, sob prevalência da técnica, nas grandes discussões e projetos que conduzem o País, o Estado e os municípios ao desenvolvimento econômico e social.

Estatutariamente independente de influências político/partidárias e operando a partir das modernas técnicas de gestão administrativa, o Sindicato projeta-se ao futuro como uma opção de valor aos seus milhares de associados e suas famílias, bem como à toda a categoria e à sociedade que nos acolhe e nos distingue.

https://www.sengers.org.br/site/o-senge.php

Contribuindo para o DESENVOLVIMENTO econômico e social do Rio Grande do Sul
A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.

A companhia busca se tornar um agente de desenvolvimento de infraestrutura energética através da articulação e atração de investimentos para os projetos de GN, considerando as ações de planejamento governamental com vistas à redução das desigualdades regionais. Para isso, pretende contribuir para o desenvolvimento de polos regionais em todos os COREDEs com demandas potenciais significativas de Gás Natural.

http://www.sulgas.rs.gov.br/sulgas/