Evento

 


Os progressivos sinais de escassez da água em todo o planeta mostram que reduzir o consumo e combater a poluição são questões de sobrevivência. A discussão sobre o assunto é mundial.

As Nações Unidas e os governos esforçam-se no sentido de aprofundar as questões relativas à água em todos os níveis e na execução de programas e projetos que promovam parcerias para ajudar a alcançar os objetivos contidos na Agenda 21 e na Declaração do Milênio.

A Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), com apoio da Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (AIDIS) e a Associação Caribenha de Água e dos Sistemas de Tratamento de Águas Residuais (CWIS) instituíram em 1992 o Dia Interamericano da Água, a ser celebrado no primeiro sábado de outubro.

No Rio Grande do Sul, em 1993, foi celebrado pela primeira vez o Dia Interamericano da Água, por iniciativa da Abes-RS, seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, capitulo nacional da AIDIS. E em 1994 foi promovida aqui a primeira edição da Semana Interamericana da Água.

Com esta iniciativa, a Abes-RS, em parceria com diversos segmentos da esfera municipal, estadual e federal, quer demonstrar que a Semana da Água é, ao mesmo tempo, uma mobilização, uma tomada de consciência da sociedade gaúcha e um tema relevante, destinado a esta e às futuras gerações, oportunizando mudanças de atitude em todos os segmentos da sociedade, já que proteger a água é obrigação de cada individuo.

A temática da Campanha da Semana da Água do RS de 2018, escolhida pelos parceiros nas reuniões preparatórias e lançada no Dia Mundial da Água (22 de março de 2018): ÁGUA SEGURA = VIDA SAUDÁVEL / Esgoto Tratado, Água Protegida, deverá contemplar ações de conscientização sobre a importância de tratar e ligar os esgotos sanitários na rede coletora. Também foi escolhido o slogan do Selo Comemorativo aos 25 anos, lançado na ocasião: Semana da Água do RS “O PLANETA TEM SEDE DE CONSCIÊNCIA”.

HISTÓRIA
No XXIII Congresso Interamericano da AIDIS, em Havana, Cuba, em 1992, por iniciativa da Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental (AIDIS), a Associação Caribenha de Água e dos Sistemas de Tratamento de Águas Residuais (CWIS) e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), foi instituído o Dia Interamericano da Água, a ser celebrado no primeiro sábado de outubro, com o objetivo de sensibilizar os governos e a sociedade em geral sobre a importância da conservação da água e sobre a necessidade de aumentar a cobertura para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Em termos de Brasil, no Rio Grande do Sul, em 1993, foi celebrado pela primeira vez o Dia Interamericano da Água e, através da iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Rio grande do Sul, capitulo nacional da AIDIS, em outubro de 1994, foi promovida a 1ª Edição da Semana Interamericana da Água, tendo sempre como referência o primeiro sábado do mês de outubro.

Em 2001, paralelamente à VIII Semana Interamericana da Água, foi comemorada pela primeira vez a Semana Estadual da Água, criada pela Lei 11.575, de 4 de janeiro de 2001, dando caráter permanente ao evento. A Organização dos Estados Americanos (OEA) também se incorporou à iniciativa internacional juntamente com a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS).

Nos últimos anos, a Abes-RS vem coordenando e incentivando a instituição das Semanas Municipais da Água em cada município gaúcho (através de decreto). Em três anos, essa iniciativa já conseguiu a adesão de dezenas de prefeituras.