2004 - Ano Estadual das Águas
Ano Estadual das Águas tem Comissão Coordenadora

Em reunião realizada no dia 2 de março, no Auditório Espaço Verde da SEMA, por iniciativa da ABES-RS, vinte e cinco entidades presentes resolveram indicar um grupo de oito pessoas para coordenar, provisoriamente, a programação do Ano Estadual das Águas. Esta comissão foi incumbida de gestionar, junto ao Governo do Estado, pela assinatura do Decreto oficializando o ano comemorativo do décimo aniversário da Lei Estadual das Águas e também estabelecer um calendário inicial de atividades, organizar as iniciativas de divulgação e articular as entidades envolvidas. Até o momento, cerca de trinta entidades oficiais ou não governamentais têm participado dessas articulações, com vários atos previstos ao longo do ano.
A primeira data-marco do Ano Estadual das Águas será o Dia Mundial da Água (instituído pela ONU em 1993). Algumas atividades já estão previstas, entre elas, o lançamento, pela FIERGS, do Anuário “RS Sustentável”, quando haverá palestra de Paulo Antônio de Souza Jr., pesquisador convidado da Missão de Exploração de Marte sobre “A Pesquisa Espacial e o Desenvolvimento do Ambiente Sustentável do Planeta Terra”. Também a FAMURS está empenhada na articulação das Prefeituras (especialmente as redes municipais de educação) para assinalar a data.
Por sua vez, o Comitê Sinos estará antecipando a comemoração do Dia Mundial, por conta da passagem de seu décimo sexto aniversário no dia 17 de março. Nessa data, haverá uma programação durante todo o dia, envolvendo atividades educativas e outras relacionadas com a gestão da bacia, as quais contam com a participação e o apoio da ABES-RS e do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA.
A próxima reunião de entidades envolvidas com o Ano Estadual das Águas ficou marcada para o dia 5 de abril. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 32121375 ou pelo e-mail imprensa@abes-rs.org.br.

Câmara Técnica de Recursos Hídricos