Câmara Técnica de Recursos Hídricos
 
Coordenador Sidnei Gusmão Agra
 
Atividades e Notícias
Site experimental da Câmara Técnica:
http://www.otinga.com.br/abes/
Textos
3 Textos sobre o Gerenciamento de Recursos Hídricos:
- O Gerenciamento dos Recursos Hídricos em uma Bacia Hidrográfica;
- Subsídios para a Organização dos Comitês;
- Os Comitês de Bacias Hidrográficas e a Gestão das Águas
Autor: Luiz Antônio Timm Grassi
A Lei das Águas do RS: No Caminho do Desenvolvimento Sustentável?
Autores: Eugenio Miguel Cánepa e Luiz Antônio Timm Grassi

Os Comitês de Bacia no Rio Grande do Sul - uma experiência histórica
Autores: Eugenio Miguel Cánepa e Luiz Antônio Timm Grassi

Les Comités de Bassin au Rio Grande do Sul : Formation, Dynamique de Fonctionnement et Perspectives
Autores: Eugenio Miguel Cánepa, Isidoro Zorzi, Luiz Antonio Timm Grassi e Percy B. Soares Neto

Os Comitês de Bacia no Rio Grande do Sul: Formação, Dinâmica de Funcionamento e Perspectivas
Autores: Eugenio Miguel Cánepa, Isidoro Zorzi, Luiz Antonio Timm Grassi e Percy B. Soares Neto
Direito à Água
Autor: Luiz Antonio Timm Grassi
The Right to Water
Author: Luiz Antonio Timm Grassi
Relatos de Atividades
Entidades se mobilizam para o Ano Estadual das Águas no RS

Veja a apresentação em MS-Power-point do Ano Estadual das Águas

No dia 28 de janeiro, no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em Porto Alegre, representantes de entidades governamentais e não governamentais reuniram-se para debater as propostas das atividades que serão desenvolvidas no Ano Estadual das Águas. A iniciativa para que 2004 seja considerado o Ano Estadual das Águas foi da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Seção Rio Grande do Sul, que há dez anos realiza a Semana Interamericana da Água no Estado em parceria com dezenas instituições. O objetivo do evento é comemorar os dez anos de sanção governamental da Lei nº. 10350/94, a Lei das Águas do Rio Grande do Sul, que instituiu o Sistema Estadual de Recursos Hídrico, destinado a realizar a gestão das águas em nosso Estado. Paralelamente, será uma preparação para a Década “Água para a Vida”, instituída pela ONU, no dia 23 de dezembro, que será desenvolvida de 2005 a 2015.
Segundo engenheiro Luiz Antonio Timm Grassi, coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES/RS, a Lei foi um marco importante para a política ambiental e mesmo para as políticas relacionadas com o desenvolvimento sócio-econômico em bases sustentáveis.
O Ano Estadual das Águas deve ser comemorado por uma série de atividades que promovam a conscientização da sociedade para a importância das fontes naturais de água e a necessidade de sua preservação, assim como o incentivo ao fortalecimento da política estadual de proteção dos recursos hídricos. As atividades terão diversas linhas de ação. Entre elas, destacamos: educação, comunicação, manifestações artístico-culturais, sociais, comunitárias, religiosas e ação parlamentar e governamental, nos níveis estadual e municipal. Diversos eventos já programados anteriormente para 2004, no Estado, estarão inseridos nas atividades do Ano Estadual das Águas, como o Dia Mundial da Água, os Encontros Estadual e Nacional de Comitês de Bacia, a Semana Interamericana da Água e o Fórum Internacional da Água.
A reunião teve a participação de representantes de entidades como FIERGS, FAMURS, Lions Club, IPH-UFRGS, METROPLAN, Prefeitura de Guaíba, ONG Mira-Serra, CRH, FEPAM, DRH-SEMA, DMLU-PA, Batalhão de Polícia Ambiental, Comitês Sinos e Lago Guaíba e ABES-RS. Os participantes manifestaram a adesão de suas entidades à iniciativa, dispondo-se a acompanhar e participar das atividades a serem desenvolvidas. Representantes dos Comitês de Bacia presentes informaram sobre ações que ocorrerão nas respectivas bacias, confirmando o interesse, manifestado anteriormente à reunião, que a realização do Ano Estadual tem para todos os Comitês de Bacias do Estado. A representante da Secretaria Executiva do Conselho de Recursos Hídricos comunicou a intenção do Secretário de Meio Ambiente de formalizar a oficialização do Ano Estadual das Águas por ocasião de reunião da coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacia, que se realizará em Porto Alegre, dias 09 e 10 de fevereiro. Ao final da reunião, ficou constituído um grupo informal de organização das atividades do Ano Estadual das Águas, composto pelos presentes, que tomará as primeiras providências, reunindo-se novamente no dia 01 de março.

Palestra e Debate 04 de dezembro de 2003

A Câmara Técnica de Recursos Hídricos promoveu, dia 04 de dezembro passado, no auditório Espaço Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a palestra “Planejando o futuro das águas – as experiências da França e do Brasil”, tendo como palestrantes o Eng. Patrick Laigneau, engenheiro em gestão de recursos hídricos pela École Nationale Supérieure d’Hydraulique et de Mécanique, de Grenoble, França, o Eng. Antonio E. Lanna, doutor e professor colaborador do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e o Eng. Sidnei Agra, do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O Eng. Laigneau apresentou a metodologia de planejamento implantada pelo Sistema Francês de Recursos Hídricos, nos seus dois níveis, o regional (grandes bacias) e o local (sub-bacias). O Eng. Lanna apresentou o quadro legal e institucional vigente no Brasil e o Eng. Sidnei Agra expôs a situação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, quanto ao planejamento de bacias, previsto na Lei 10.350/94. No debate, foram levantadas questões relativas à natureza descentralizada e participativa do planejamento, bem como das dificuldades envolvidas na forma adotada. Foi bastante discutido o papel do Estado (Poder Público) e as diferenças de atuação do mesmo nos casos da França e do Brasil.
Esta é a terceira palestra/debate da Câmara Técnica, aberta ao público em geral, que aborda aspectos da gestão das águas especialmente relacionados com o planejamento dos usos e da proteção dos recursos hídricos.

Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada.
Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada.
Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada.
Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada.
Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada. Clique para ver ampliada.
A Câmara Técnica realizará reuniões mensais, sempre seguidas de uma apresentação e debate, aberta a todos os interessados.
Arquivo de Atividades e Notícias
Veja o arquivo
Apresentações
Apresentação: 2004 Ano Estadual das Águas
Descentralização e Participação no Sistema Francês de Gestão dos Recursos Hídricos
Autor: Eng. Patrick Laigneau
Documentos
Sistema Nacional de Recursos Hídricos
Sistema Estadual de Recursos Hídricos
Programa Estadual Integrado de Capacitação em Recursos Hídricos
Download
A Lei das Águas do RS: No Caminho do Desenvolvimento Sustentável?

Os Comitês de Bacia no Rio Grande do Sul - uma experiência histórica

Os Comitês de Bacia no Rio Grande do Sul: Formação, Dinâmica de Funcionamento e Perspectivas