Semana Interameramericana da Água


A água na América Latina
Para o homem pré-colombiano a água era um recurso escasso, valioso e fundamental para o desenvolvimento já que a economia era basicamente agrícola. As culturas desse período desenvolveram tecnologias e conhecimentos necessários para satisfazer suas necessidades e utilizaram adequadamente os recursos naturais e, principalmente, se preocuparam em conservá-los.
No uso da água os povos latino-americanos levaram em consideração três aspectos essenciais:
  • A participação da comunidade organizada 
  • Uso de tecnologias adequadas à região 

  • Manejo de diferentes ambientes ecológicos 

O único planeta que tem água nos estados sólido liquido, gasoso e poluído.
O modelo de desenvolvimento econômico adotado mais tarde teve repercussões negativas sobre o Meio Ambiente. O processo de industrialização é uma das principais causas da exploração indiscriminada dos recursos naturais. A forma de utilização da água esteve sempre relacionada com os sistemas de produção dominantes nas distintas fases de desenvolvimento. O que prevaleceu na maioria dos países foi um modelo ecologicamente destrutivo.
Vivemos agora um período de escassez de recursos, de dificuldades de expansão da base econômica das nações e de saturação dos locais destinados a armazenar os rejeitos da produção industrial.

Situação na América Latina e Caribe


O uso cada vez mais intenso dos recursos hídricos vem obrigando à adoção de medidas de regulação e modificação dos cursos d'água o que gera variações nos ecossistemas e microclimas, com prejuízos à flora, fauna e habitat.
O aumento da contaminação da água é uma das características mais importantes do uso dos recursos hídricos na América Latina e Caribe. São poucas as cidades que contam com estações de tratamento para os esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos.
Até agora os seres humanos, a fauna e a flora vêm sobrevivendo adaptando-se às situações de mudança, mas se a contaminação aumentar a capacidade de regeneração e adaptação diminuirá acarretando a extinção de espécies e ambientes que antes constituíam em fonte de vida. Por isto é urgente um processo de planificação para prevenir e reduzir a possibilidade de ocorrerem estes danos.

A demanda e o uso racional da água

Nas últimas décadas houve um aumento na demanda dos recursos naturais e a água é o mais procurado e ao mesmo tempo o que mais tem sido afetado por esta intensificação no uso.
Na América Latina os usos mais intensos são na irrigação, geração de energia elétrica e consumo humano.

Usos da Água no mundo
Uso
Panorama Mundial
Agrícola 
69%
Industrial
23%
Domestico
8%

Muitos sistemas de irrigação utilizam o produto de maneira excessiva e contribuem para degradar terras de alta qualidade devido à salinização e inundação. .Por outro lado, a expansão urbana descontrolada e a captação indiscriminada de água para consumo urbano em muitos casos vêm afetando a produção agrícola e importantes áreas de florestas.
A quantidade de água subterrânea que vem sendo utilizada para consumo humano e para irrigação está afetando gravemente a disponibilidade desta fonte para o futuro. A exploração das águas subterrâneas deve prever o desenvolvimento de atividades que assegurem a recarga dos aqüíferos.
A principal fonte de contaminação das águas superficiais é o despejo direto dos esgotos domésticos gerando um maior risco potencial à saúde da população por sua presença em zonas densamente povoadas. A contaminação das águas subterrâneas se deve principalmente à infiltração de excretas provenientes de fossas sépticas e redes de esgoto com manutenção deficiente, ausência de cobertura de saneamento, infiltração de compostos tóxicos de depósitos industriais e de vertedouros de depósitos de lixo. Neste último caso a preocupação é maior ainda porque cerca de 50% da população urbana e rural da região captam água para consumo e irrigação de fontes subterrâneas.
As atividades econômicas que mais contribuem para a contaminação são:

Indústria
 
Através dos resíduos químicos e biológicos dos efluentes industriais. As indústrias mais poluentes são:
  • Papel e celulose
  •  Química e Petroquímica
  •  Refinação de petróleo
  •  Metalurgia
  •  Alimentação
  •  Têxteis 
Mineração e 
Petroleo
A contaminação proveniente da mineração é bastante aguda nos países latino-americanos. Os contaminantes emitidos são:
  • Metais pesados
  • Ácidos e sólidos em suspensão
  • Hidrocarbonos próximo aos pontos de extração e em vazamentos de oleodutos e em transporte por navios
Agricultura A atividade agrícola contamina a água por:
  • Infiltração, precipitação e drenagem não controladas
  • Contaminação por fertilizantes e pesticidas
  • Métodos de irrigação que usam a água de forma descontrolada

Repercussão na Saúde Pública
A contaminação da água, seja por despejos domésticos ou industriais, gera graves problemas à qualidade de vida e saúde das populações.
Em muito países latino-americanos à contaminação se somam o uso irracional da água por parte dos usuários e o deficiente serviço de água potável (quantidade insuficiente, má qualidade, descontinuidade, cobertura reduzida, alto custo, operação e manutenção precárias).
Entre as principais doenças que se propagam por falta ou contaminação da água e inadequada disposição dos esgotos estão, entre outras: Os efluentes industriais são muito mais perigosos do que os domésticos porque contêm altas concentrações de matéria orgânica e substâncias tóxicas. Entretanto numerosos produtos de uso doméstico contêm compostos químicos perigosos que são despejados nos esgotos ou nos rios e contribuem para a contaminação.
Quando a carga orgânica dos despejos ultrapassa a capacidade de autodepuração que tem a água, o oxigênio se esgota produzindo a morte dos peixes e flora aquática.
A água contaminada usada para irrigação de cultivos domésticos além de degradar o solo, contamina os vegetais e cria riscos para a saúde humana.
As substâncias tóxicas despejadas nos corpos d' água, sem prévio tratamento, podem pôr em perigo a existência de peixes e de outros animais que bebam essa água. Esses resíduos perigosos também podem se acumular nos tecidos e ocasionar graves problemas de saúde à população, tais como câncer, moléstias do coração e dos pulmões.
A contaminação e o desperdício de um recurso tão valioso como a água tornam mais onerosos a reserva e manejo deste bem. Além disso comprometem os recursos hídricos como um todo modificando o comportamento das bacias hidrográficas.

Outras páginas sobre água na América Latina

Apresentação
Importância das Bacias Hidrográficas
Ações a promover
Gestão e Manejo de Bacias Hidrográficas