História das Semanas
 
No Brasil, em 1993, o Rio Grande do Sul, através da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul celebra pela primeira vez, o Dia Interamericano da Água, outorgado em 1992, pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS, Organização Pan-americana da Saúde • OPAS/Organização Mundial da Saúde-OMS e Associação Caribenha de Água - CWWA. A ABES/RS entendeu que está celebração não cabia em um dia, sempre no primeiro sábado de outubro. A necessidade de uma maior mobilização dos diversos segmentos da sociedade era imprescindível para a proporção de ações concretas na área ambiental.
Ao longo desses anos desde sua instituição foram discutidos durante a Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul, diversos aspectos relacionados com o tema
A água e o meio ambiente • Participe. Não se omita.
O tema da primeira edição da Semana da Água enfatizou a importância das águas subterrâneas nas Américas, a identificação das possíveis fontes de contaminação, os efeitos na saúde associados com a ingestão de água contaminada e os procedimentos para prevenira contaminação.

1995
Água um patrimônio a preservar.
Nesta edição da Semana da Água, o tema ressaltou a necessidade de administrar os recursos hídricos mediante enfoques efetivos e integrados que protegessem a saúde humana e os ecossistemas aquáticos.

1996
Água, valiosa como a vida. Protéja-a!
Neste ano foi instalado o I Parlamento Estadual da Água, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em que autoridades estaduais e municipais, técnicos brasileiros e de outros países discutiram, com a participação da sociedade, a gestão dos recursos hídricos.

1997
Defenda esta fonte de vida
O enfoque desta temática foram as doenças transmitidas pela água, as soluções para reduzir o surgimento de enfermidades como o cólera e a educação sobre a importância das práticas de higiene e de proteção das fontes.

1998
Água, direito de todos. Responsabilidade de cada um.
Este tema da Semana da Água abordou novamente a questão da qualidade da água, ressaltando a importância da participação de cada um para que todos possam contar com água segura, em defesa da saúde e da vida.

2000
Água: cada gota conta. Usemos com sabedoria.
O tema deste ano evidenciou o problema de disponibilidade de água em consequência do rápido aumento da demanda, dos problemas de contaminação e do limitado investimento no setor, além do esgotamento desse recurso.
2001
Água e saúde. Gestão pública para todos.
Quanto maior a disponibilidade de água tratada, menor a Incidência de doenças de origem hídrica. Neste ano, o governo do Rio Grande do Sul instituiu a Semana Estadual da Água, e a Organização dos Estados Americanos aderiu ao Dia Interamericano da Água.
2002
Água, não ao desperdício, não à escassez.
O tema destaca o uso adequado da água em apoio à saúde e a necessidade da gestão integrada dos recursos hídricos para garantir água para todos. Neste ano, incorporaram-se a esta iniciativa a Organização dos Estados Americanos, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe.
2003
10 anos de mobilização pela água.
O objetivo do tema foi reverenciar a primeira celebração do Dia Interamericano da Água no Rio Grande do Sul e a 10a edição da Semana Interamericana da Água, além de demonstrar que, a cada ano, as atividades da Semana da Água vêm sensibilizando as pessoas, ampliando e consolidando parcerias. A Abes-RS publicou o livro "Semana da Água no Rio Grande do Sul: uma experiência de mobilização".
2004
Água - Gestão: responsabilidade de todos.
O tema diz que devemos conhecer as consequências do uso indiscriminado da água e que sua gestão é responsabilidade de todos. Discutiu-se o grande instrumento de solução que é a gestão pública descentralizada e com a participação da sociedade. Em 22 de março, Dia Mundial da Água, foi assinado o decreto estadual 42.958, instituindo 2004 como o Ano Estadual das Águas, décimo aniversário da Lei das Águas do Rio Grande do Sul.
2005
Água. Cuidar para não secar.
O tema chamou atenção para a responsabilidade de todos na gestão dos recursos hídricos e no reconhecimento dos problemas provocados pelo uso inadequado desse bem finito. A temática também esteve relacionada à estiagem que na época havia assolado o Rio Grande do Sul, causando grandes prejuízos à lavoura e à população.
2006
Água: o desafio de hoje.
O objetivo foi destacar a importância de uma gestão eficiente dos recursos hídricos, chamando atenção para a responsabilidade de todos na gestão e no reconhecimento dos problemas provocados pelo uso indiscriminado e crescente desse recurso finito. Constituiu-se um momento importante de encontro, reflexão e avaliação de comportamentos.
2007
Água boa para todos e para sempre.
Esse tema destacou o fato de que a água está na origem da vida e é condição imprescindível para o seu desenvolvimento e manutenção em qualquer de suas manifestações. Tal premissa remete ao tripé de sustentação: qualidade, quantidade e perpetuidade.
2008
A água lava... a água leva... Você limpa a água?
O tema deste ano foi visto como um alerta sobre a necessidade de cuidar da água, assegurar sua qualidade e promover sua gestão integral, imprescindível para preservar a saúde e a vida.
2009
Água, questão de sobrevivência. Faça a sua parte.
Desde que surgiu vida na Terra, sua sobrevivência esteve associada à água. Não é diferente no agora nem o será no futuro, por mais distante que seja pensado. Água é, sim, questão de sobrevivência. Por isso, faça a sua parte.
2010
Água, incolor, inodora, insípida e indispensável.
O objetivo da temática neste ano é dar ênfase à importância de dispormos de água com qualidade para manter a saúde e garantir a sobrevivência das gerações futuras, socializando as informações sobre o sistema de recursos hidrológicos do Rio Grande do Sul.
2011
De onde vem a água que usamos?
Com este tema, a Semana da Água convidou os gaúchos a se perguntarem de onde vem a água que usamos. Ultrapassando os limites de sua casa e de seu município, cada um deve olhar para a bacia hidrográfica na qual está inserido. Além de conhecer a origem da água, precisamos saber como agir para que essa água seja sempre abundante e de boa qualidade.
2012
Para onde vai a água que usamos?
Esse tema deu sequência ao questionamento levantado no ano anterior. O objetivo foi deixar claro que a água que se utiliza retoma para o ambiente, gerando muitas vezes impactos negativos. E que, além da implantação de políticas públicas, é fundamental que cada cidadão incorpore ao seu cotidiano o dever de reduzir esses impactos.
2013
Cuidar do arroio é proteger a água.
Em continuidade aos anos anteriores - quando se refletia sobre "de onde vem” e "para onde vai" a água que usamos - a proposta agora é pensar sobre "onde estamos” em relação à água. Ou seja, a água que vai formar as grandes bacias hidrográficas está bem perto de nós, nos arroios, conclamando: cuidar do arroio é proteger a água.