Notícias

 

Temas ambientais e empreendedorismo ajudam a formar os profissionais do futuro

21/07/2015

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), promove, entre os dias 27 e 31 de julho, o curso Construindo Profissionais do Futuro 2015. A iniciativa oferecerá palestras de diversos temas ambientais e de empreendedorismo, além de promover visitas técnicas a diferentes instituições públicas e privadas que atuam no mercado gaúcho. O evento terá lugar na Sociedade Educacional Monteiro Lobato, Rua dos Andradas, n° 1.180, no Centro de Porto Alegre, com início às 8h30min nos cinco dias de atividades.

O curso é voltado para acadêmicos em fase final de seus programas de graduação de ensino superior no Rio Grande do Sul, sem restrição de área de formação, e, também, para estudantes de cursos técnicos que já tenham concluído as disciplinas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o cotidiano de empresas consolidadas no mercado, suas políticas e práticas de gestão ambiental; se atualizar sobre o cenário ambiental atual e a descoberta de novas tecnologias; e interagir com gestores dos empreendimentos convidados, bem como a diretoria da Abes-RS.

O presidente da Abes-RS, Darci Campani, destaca a importância do evento, que se enquadra no programa Jovens Profissionais de Saneamento -JPS, da entidade.

- Desde 2010 a Abes-RS promove, em nível regional, este curso de imersão com 40 horas de duração. As atividades estão concentradas em uma semana de férias universitárias, normalmente no final do mês de julho. Este período oportuniza que os estudantes possam participar sem comprometer suas atividades escolares, além de permitir que acadêmicos de outras cidades também participem - relata Campani.

Já participaram da atividade estudantes de Direito, Contabilidade e outros cursos não diretamente relacionados com a temática ambiental. Cada edição tem turma única, sendo que nas visitas técnicas, os estudantes são divididos em grupos, conforme a necessidade.

O programa Jovens Profissionais de Saneamento - JPS tem como missão ser um programa de desenvolvimento contínuo para jovens profissionais do setor saneamento ambiental, buscando satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor, e, como visão, tornar-se um programa de referência e apoio à carreira dos jovens profissionais do setor saneamento ambiental.

O curso Construindo os Profissionais do Futuro 2015 terá docentes como o professor titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Masato Kobiyama. Nascido no Japão, ele imigrou para o Brasil em 1991, sendo, atualmente, responsável pelo Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) da UFRGS. E o diretor técnico da área de Investigação e Remediação (CSM) da Environmental Resources Management (ERM) no Brasil, Carlos Ferlin, que possui 26 anos de experiência na prestação de serviços para empresas nacionais e multinacionais em setores como desenvolvimento, implantação e negociação de planos de ação e projetos da área de investigação, remediação e atendimentos a emergências ambientais.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site http://www.abes-rs.org.br, ao custo de R$ 90,00 para sócios da Abes-RS, e R$ 150,00 para não sócios.

Confira a programação:

27/07/2015

8h30min - Credenciamento;
9h - Abertura;
10h - Palestra Efluentes Líquidos - Engenheiro Químico Eduardo Torres;
11h - Palestra Resíduos Sólidos - Engenheiro Químico Gilson Machado;
12h - Almoço;
13h30min - 13h30min - Visita técnica na Paramount Texteis;
17h - Encerramento;

28/07/2015

8:30min - Palestra Emissões Atmosféricas e Energia - Engenheiro Mecânico Guilherme Cabral;
10h30min - Palestra Aspectos Socioambientais do Saneamento - Sociólogo Nilson Lopes;
12h - Almoço
13h30min - Visita técnica na COPELMI/CRVR
17h - Encerramento;

29/07/2015

8h30min - Palestra Planejamento Urbano - Geógrafo Felipe Gonçalves;
10h30min - Palestra Tecnologias Limpas - Engenheira Química Rosele Neetzow;
12h - Almoço
13h30min - Visita técnica ao DMAE/PISA - ETE Serraria;
17h - Encerramento;

30/07/2015

8h30min - Palestra Desastres Naturais - Professor da UFRGS, Masato Kobiyama;
10h30min - Palestra Gerenciamento de Áreas Contaminadas - Geólogo Fernando Zorzi;
12h - Almoço;
13h30min - Visita técnica à Unisinos - Sistema de Gestão Ambiental;
17h - Happy Hour;

31/07/2015

8h30min - Palestra Gestão de Pessoas - Administrador Ângelo Pastro;
10h30min - Palestra Empreendedorismo - Administrador Giorgio Zilli;
12h - Almoço;
13h - Painel Visão do Mercado sobre Jovens Profissionais
15h30min - Jovens Profissionais de Saneamento - JPS, da Abes-RS;
17h - Encerramento