Notícias

 

A energia do plástico para a vida sustentável

15/09/2015

O Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos – Energiplast, promovido pelo Comitê Sinplast de Reciclagem, tem o objetivo de apresentar alternativas de valorização de RSU ( Resíduos Sólidos Urbanos) para geração de energia em todas as suas formas. O Energiplast é uma oportunidade de debate entre profissionais e sociedade sobre temas específicos da área. Em 2015, o evento chega a sua 6ª edição e terá como tema “A energia do plástico para a vida sustentável”.
O Fórum é aberto ao público, com entrada franca, e será realizado no dia 24 de setembro, no Centro de Eventos da Fiergs.
O público alvo são estudantes, empresários e profissionais interessados no tema da reciclagem energética de resíduos sólidos. O Fórum concederá certificado de horas complementares aos estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento https://energiplast.wordpress.com/inscricao/.

Programação
8h30
Credenciamento
9h
Solenidade de abertura com a presença de autoridades
9h15
Palestra “A importância das novas tecnologias para implantação da PNRS”
Palestrante: Ana Pellini, Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)
10h15
Coffee Break
10h30
Palestra “Resíduo Plástico em Derivados de Petróleo – Estratégias Vencedoras”
Palestrante: Kevin DeWhitt, cientista americano e fundador da PDO Technologies, empresa com foco em desenvolvimento de tecnologias a nível global para conversão de resíduos (Obs: Haverá tradução simultânea)
11h30
Case “Revalorização dos Recicláveis dos Resíduos Sólidos. O case da CRVR – Cia Riograndense de Valorização de Resíduos S.A (Minas do Leão-RS)”
Palestrante: Leomyr de Castro Girondi, engenheiro civil e diretor comercial da CRVR
12h15
Almoço
14h
Palestra “Estudo comparativo entre Recuperação Energética e Aterro Sanitário”
Palestrante: Luiz Gustavo Ortega, Desenvolvimento Sustentável da Braskem
14h45
Case “A recuperação do PET na Tecnologia “Bottle to Bottle”: O case da AGPLAST-STARLINGER (Juiz de Fora-MG)”
Palestrante: Anderson Cardoso Guimarães, presidente do Grupo AG Plast/AG Pet, graduado em Direito e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV
15h30
Coffee Break
15h45
Palestra “Sistema de lavagem de PET pós-consumo”
Palestrante: Carlos Seibt, diretor da Seibt, fabricante de equipamentos para a indústria de transformação
16h30
Palestra “Sistema de Reparação de Plásticos por Infravermelho: A tecnologia dos separadores óticos”
Palestrante: Juan Pedro Acosta, Administrador de Empresas pela Escuela Superior de Comercio de la Universidad del Trabajo del Uruguay
17h15
Encerramento