Notícias

 

Crise Hidrica em debate no Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

16/09/2015

O Rio de Janeiro será palco para o encontro de saneamento mais importante da América Latina, entre 4 e 8 de outubro: o 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA) reunirá os nomes mais importantes do setor no Brasil e convidados internacionais para debater a crise hídrica no país e no mundo, as alterações climáticas e a gestão do saneamento.
Promovido pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, que há quase 50 anos trabalha pelo saneamento e pela qualidade de vida dos brasileiros, o 28º CBESA espera receber cerca de cinco mil participantes de todo o Brasil, entre representantes de companhias de saneamento, gestores, profissionais de diversas plataformas do saneamento e meio ambiente, acadêmicos e estudantes, para debater, trocar experiências e reunir propostas para a melhoria do setor que, com a crise hídrica que atingiu diversas regiões do país, entrou definitivamente na agenda prioritária da sociedade brasileira. “A água também passou a ser uma prioridade política em função da crise de escassez hídrica e esperamos que continue a ser prioridade nos próximos anos”, ressalta o presidente da ABES, Dante Ragazzi Pauli.
Para Pauli, o 28º CBESA, será o ambiente ideal para marcar essa mudança de visão em relação ao saneamento, por reunir em seus debates painéis, apresentações de trabalhos e visitas técnicas uma variedade de profissionais de empresas públicas e privadas, de diversas plataformas e de várias áreas do saneamento e do meio ambiente, além de autoridades e estudiosos. Trata-se do mais completo e amplo debate do setor. “Dentro do tema principal, traremos ainda discussões que são essenciais ao saneamento, como o controle de perdas de água e as questões relacionadas aos resíduos sólidos”, ressalta Dante. O Congresso traz ainda em sua programação o Fórum de Meio Ambiente, que será realizado pela segunda vez dentro do evento, o Fórum de Resíduos Sólidos, em sua quarta edição, o Campeonato de Operadores e encontro do programa Jovens Profissionais do Saneamento.
Capacitação profissional
Um tema que também terá destaque no 28º CBESA será a qualificação profissional no saneamento. A programação trará nesta edição um workshop sobre “Regulação no Saneamento”, fruto de uma parceria entre a ABES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que dará início a um curso a distância para profissionais de todo o Brasil.

Presenças previstas
Mediado por Dante Ragazzi Pauli, o painel de abertura contará, além do presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, e de Léo Heller, relator da ONU para o Saneamento, com presenças de representantes dos Ministérios das Cidades, Meio Ambiente e Integração, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio, da Funasa – Fundação Nacional de Saúde e da ANA – Agência Nacional de Águas.
Fitabes

Juntamente com o Congresso, será promovida a Fitabes - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, a maior e mais expressiva feira de tecnologias de saneamento ambiental de toda a América Latina, que reúne as principais empresas do setor para expor as novidades em tecnologias, produtos, serviços e equipamentos a um público altamente qualificado. A cada edição a feira se consolida também no mercado internacional.
O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e os fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.