Notícias

 

Logística reversa é tema de ciclo de debates da Abes-RS

24/11/2015

Encontro promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RS será realizado na quinta-feira (26/11), em Porto Alegre (RS)

A próxima edição do Ciclo de Debates "Repensando o Desenvolvimento Sustentável" promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, irá abordar o tema "Logística Reversa: Um desafio para a gestão de Resíduos Sólidos". O evento ocorrerá na quinta-feira (26/11), a partir das 8h30min, no auditório da Fundação Getúlio Vargas, Avenida Praia de Belas, 1510, em Porto Alegre.

O encontro vai tratar da Política Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada. Este processo, denomina-se logística reversa e envolve diferentes atores como consumidores, comerciantes, indústrias e governo, cada um desempenhando funções específicas.

O debate terá como tema central a Lei 12.305 e o Decreto que a regulamenta, datados de 2010, buscando avaliar o que já avançou no sentido de implementação da logística reversa no país e no Rio Grande do Sul, bem como o que está ocorrendo em outros estados. Será discutido, ainda, quem é o responsável por tornar a logística reversa uma realidade, e quais são as dificuldades encontradas para a sua implementação entre os diferentes setores.

A programação prevê um painel com a participação da Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor e Ordem Econômica, Caroline Vaz, que irá abordar o tema "O Consumidor e a Política Nacional de Resíduos Sólidos". Ela vai debater o assunto com a advogada e especialista em Direito Ambiental, Fabiana Figueiró; o engenheiro ambiental Tiago Pereira Neto e o engenheiro químico e conselheiro fiscal da Abes-RS, Mário Saffer. A coordenação estará a cargo da 2° Secretária da Abes-RS, Ana Elizabeth Carara.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.abes-rs.org.br. Mais informações podem ser obtidas no telefone (51) 3212.1375