Notícias

 

Gestão de resíduos oriundos do temporal em Porto Alegre integra evento da Abes-RS

Relação : REUNIÃO ALMOÇO "SANEAMENTO AMBIENTAL EM FOCO" - 2016

17/03/2016

A gestão dos resíduos oriundos do temporal que atingiu Porto Alegre no final do mês de janeiro trouxe um desafio para as entidades ligadas ao setor ambiental do município. Além do recolhimento, é necessário o devido encaminhamento destes materiais. Este é um dos aspectos que será abordado durante a Reunião Almoço "Saneamento Ambiental em Foco" da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção RS (Abes-RS).

Na ocasião, o diretor geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre, André Carús, terá a oportunidade de falar sobre o trabalho da instituição sobre a demanda gerada, que, segundo ele, deve exigir mais meio ano de trabalho da instituição.

De acordo com ele, o principal tipo de resíduo resultante do temporal é arbóreo e, até o momento, foram coletadas 10.560 toneladas. Deste total, apenas 1.500 toneladas foram encaminhadas à compostagem. Carús estima, ainda, que o DMLU necessite de dois meses de recolhimento nos parques da cidade e, seis meses para o processamento destes materiais.

Em sua palestra, o diretor do DMLU ainda abordará outros aspectos referentes aos desafios e avanços na gestão de resíduos sólidos através do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A Reunião Almoço ocorre na sexta-feira (18/03), às 12h, no Hotel Continental, localizado no Largo Vespasiano Júlio Veppo, n° 77, no Centro da capital. Interessados podem se inscrever pelo site http://www.abes-rs.org.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3212.1375.