Notícias

 

Iniciativas do saneamento gaúcho serão apresentadas no México

03/11/2014

A Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul – que há duas décadas vem sendo promovida pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) – será apresentada durante o 34º Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis), em Monterrey, Nuevo Léon, México, de 2 a 6 de novembro.
Na segunda-feira (3), a funcionária do Dmae Maria de Lourdes Wolff apresenta na mesa-redonda “Os dias interamericanos e as estratégias para moradias saudáveis e sustentáveis em comunidades vulneráveis”, o case da Semana Interamericana da Água e lança a versão digital do livro “Semana da Água – 20 anos dedicados à proteção das águas no Rio Grande do Sul”, que registra através de depoimentos e imagens a trajetória desse evento ao longo de duas décadas. O lançamento da publicação, no Brasil será em dezembro, em Porto Alegre. Maria de Lourdes é jornalista e coordena a Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul há 16 anos.
A Semana Interamericana da Água – promovida anualmente desde 1993 pela Abes-RS – é considerada pela Aidis e pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas) como o maior evento de mobilização social em defesa da água nas Américas. Este ano, a Semana da Água promoveu atividades que envolveram 1,5 milhão de gaúchos.
O congresso, que vem sendo realizado a cada dois anos desde 1948, quando a Aidis foi fundada, receberá representações dos 32 países das três Américas que integram essa associação, reconhecida como a mais importante do setor, com mais de 10 mil associados. No Brasil, o capítulo da Aidis é a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que tem seções em quase todos os estados da federação.