Notícias

 

METROPLAN anuncia parceria com a ABES/RS

01/08/2016

METROPLAN anuncia parceria com a ABES/RS

O Superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, foi o palestrante da reunião-almoço da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - seção RS, realizada na sexta-feira 29/07/16.

Durante o evento foram discutidos os desafios da gestão do saneamento básico em regiões metropolitanas: o caso da drenagem na RMPA. O superintendente apresentou os projetos de controle de cheias que estão sendo desenvolvidos pela METROPLAN em municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e, após, fez ponderações sobre a ausência de um órgão gestor metropolitano da drenagem desde a extinção do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) na década de 1990. Falou sobre as atribuições da METROPLAN com a gestão do uso do solo metropolitano e a relação desta atividade com o controle de cheias urbanas e elogiou os avanços trazidos para o país com a conjunção da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445/07), Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e Estatuto das Metrópoles (Lei 13.089/15).

O Superintendente anunciou que ABES e METROPLAN estão assinando Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de atividades e estudos que levem à proposição de um modelo institucional para a gestão do saneamento na Região Metropolitana.