Notícias

 

ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA

30/09/2019

ESTEIO RECEBE FESTIVAL BOAS IDEIAS NA ABERTURA DA SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA
O evento, que conta com ação educativa nas escolas, ocorre em dois dias, 4 e 5 de outubro, no Parque Assis Brasil e na Rua Coberta.
Com patrocínio da Corsan e realização Abes-RS, Esteio recebe dias 4 e 5 de outubro uma edição especial do Festival Boas Ideias. O evento terá abertura oficial e espetáculos artísticos de estudantes no Auditório do prédio da Administração do Parque Assis Brasil na sexta, a partir das 13h30min, e na Rua Coberta, sábado pela manhã a partir das 9h30min. A iniciativa marca a abertura oficial da XXVI Semana Interamericana e XIX Semana Estadual da Água do RS, organizada pela ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária). O Festival conta com a parceria do Consórcio Pró-Sinos e da Prefeitura de Esteio.
As atividades do Festival tiveram início com uma ação educativa realizada pela APOENA, uma organização que atua na promoção dos ODS – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da plataforma 2030 da ONU. Em encontros antecipados, os alunos da Escola Municipal Oswaldo Aranha, monitores do projeto e professores, com apoio do Departamento de Educação Ambiental da SMMA, estão preparando uma participação dos estudantes em torno do tema da água nas atividades do Festival.
No palco, o Boas Ideias também vai mostrar projetos artísticos de caráter socioambiental, como o Som na Lata, do CFTV – Centro de Formação Teresa Verzeri – da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, de Esteio, e o projeto Água Viva Em Cena, da Escola Municipal Santa Marta, de São Leopoldo, vencedor do prêmio Ciclo Verde Lanxess.
O Consórcio Pró-Sinos, através do projeto Educação Ambiental Itinerante, irá expor um painel e materiais educativos sobre os serviços de saneamento básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos) com atuação do Boneco Sineco.
Compõem também da programação o espetáculo Poetas Vivos e o grupo de dança Original Dancer, dos jovens da Casa do Hip Hop. A SMMA levará ainda os bonecos mascotes Recicleiton e Seletícia, além de jogos e uma exposição. Haverá também uma apresentação especial do projeto H2OJE, da Corsan.
OBJETIVOS DA SEMANA DA ÁGUA
O principal objetivo da Semana Interamericana e da Semana Estadual da Água é conscientizar à comunidade para o tema deste ano: Água segura = Vida saudável. Para onde vai o seu esgoto? , que abordará a importância do esgotamento sanitário e seu tratamento, seja a partir de redes coletoras, seja pelo seu direcionamento a fossas sépticas. A Semana da Água é uma das maiores ações de mobilização da sociedade gaúcha e brasileira em defesa da água, sendo vista em nível internacional como referência, modelo e exemplo de proteção da água.
A Semana acontece com atividades em diversos municípios do Estado, com abertura em Esteio e encerramento oficial no dia 11, em Farroupilha.