Notícias

 

Encontro debate a importância do meio ambiente para alavancar o turismo

06/02/2015

Com o objetivo de demonstrar a importância de preservar o meio ambiente para alavancar o turismo, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) teve audiência com o Secretário de Turismo do RS, Juvir Costella, na manhã de quarta-feira (04/02). A pauta do encontro foi a divulgação do II Simpósio Nacional Sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur), que ocorre em maio na cidade de Canela.

- O tema ambiental para a área do turismo é questão de sobrevivência, pois o turista procura locais para descanso e para a momentos de lazer. O consumidor também busca locais e estabelecimentos que tenham na questão ambiental não só um discurso, mas uma prática - destaca o presidente da ABES-RS, Darci Campani.

O problema da falta de água em São Paulo também foi assunto do encontro. A ABES-RS lembrou o secretário dos diversos problemas vividos pelo turismo em São Paulo, decorrente da situação do estado.

- É fundamental lembrar que um dos setores que está sofrendo bastante com a seca em São Paulo é o turismo, que também tem que participar desta discussão. Não tem turismo sem água e sem a preservação ambiental respectiva - afirma Campani.

De acordo com a ABES-RS, o secretário Juvir Costella gostou da visita e demonstrou muito interesse na realização do evento, além de colocar a Secretaria do Turismo à disposição do Ambientur. O II Simpósio Nacional Sobre Gestão Ambiental de Empreendimentos Turísticos (Ambientur) ocorre entre os dias 11 e 13 de maio no Auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Canela.