Notícias

 

ABES passa a publicar a Revista Brasileira de Ciências Ambientais – RBCiamb e adota o formato digital também na ESA

19/03/2015

Seguindo uma tendência mundial e uma diretriz do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Goiânia em 2013, a ABES está intensificando iniciativas para promover a comunicação sustentável. Além de realizar mais videoconferências para reuniões e promover mais ações de interatividade nas redes sociais, a entidade realizará mudanças em suas mídias, entre elas, a revista de Engenharia Sanitária e Ambiental - ESA, que passará a ser digital, agregando este novo formato à sua qualidade editorial.

Além disso, a ABES incorpora à sua plataforma de mídias a Revista Brasileira de Ciências Ambientais – RBCiamb. Esta nova publicação será conhecida também como ESA Ambiental e terá tiragem exclusivamente eletrônica.

A Diretoria Nacional deliberou, em sua última reunião, manter um número mínimo de exemplares impressos da ESA, para distribuição em bibliotecas de universidades e para Seções Estaduais da ABES.


Também foi aprovada a aplicação de uma taxa de submissão para autores não sócios da ABES que queiram apresentar seus artigos à revista ESA. O valor estipulado foi de R$ 100,00, uma quantia simbólica, que tem como objetivo agregar mais sócios à ABES. Apenas o autor principal arcará com este custo, os demais serão isentos.

A RBCiamb (ESA Ambiental) seguirá com cinco grandes temas: Políticas e Gestão, Recursos Naturais e Ambientais, Técnicas Ambientais, Mudanças Climáticas e Gestão de Resíduos. A revista ESA abordará temas mais focados na Engenharia Sanitária, como: Água, Sistema de Abastecimento e Tratamento, Águas Residuárias, Coleta e Transporte, Tratamento de Esgoto Sanitário, Tratamento de Efluentes Industriais, Reúso de Águas, Lodo de Estação de Tratamento, Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais.

Esperamos que você, leitor, aprecie a iniciativa da ABES para ampliar os espaços de atuação e divulgação da entidade e dos profissionais do setor.

Nossas saudações!

Diretoria Nacional da ABES

Fonte: Abes-DN