Notícias

 

Crise hídrica no Rio Grande do Sul é assunto de ciclo de debates

13/04/2015

Com o intuito de debater os problemas hídricos no Rio Grande do Sul, em virtude dos últimos acontecimentos relacionados à falta d’água em outros estados brasileiros, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) realiza o primeiro encontro do "Ciclo de debates 2015: Repensando o desenvolvimento sustentável". O evento acontece na quinta-feira (16/04), das 8h30min às 11h30min na Fundação Getúlio Vargas, localizada na Avenida Praia de Belas, n° 1510, Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

Está proposta uma reflexão sobre se o Rio Grande do Sul está preparado para uma crise hídrica. O estado gaúcho convive com períodos de estiagem frequentes, resultando em prejuízos econômicos e riscos à saúde. Para esta discussão, o ciclo de debates contará com a palestra "O Rio Grande do Sul e o enfrentamento da escassez de água", com o Engenheiro Agrônomo e diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fernando Setembrino Cruz Meirelles.

Após a palestra, ocorrem debates entre a Especialista em Direito Urbano e Ambiental (FMP) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS), Mariana Lisboa Pessoa, e a Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFSM e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR-UFRGS), Valéria Borges Vaz. O Coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Abes-RS, Sidnei Gusmão Agra será o moderador. Outras informações podem ser obtidas através do sit http://www.abes-rs.org.br.

Programação do Ciclo de debates:
08h30 - 09h00 - Café de boas-vindas
09h00 - 09h15 - Abertura
09h15 - 10h30 - Palestra
10h30 - 10h50 - Debatedores
10h50 - 11h30 - Debates