Notícias

 

Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas é assunto de reunião em Porto Alegre

11/05/2015

Nos dias 13 e 14 de julho de 2015 a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promove, em Porto Alegre, o 1º Seminário Nacional de Gestão e Controle de Perdas, no qual especialistas de diversas áreas do saneamento do Brasil discutirão o cenário atual e soluções para o problema das perdas de água no país. A organização do evento foi tema de reunião na quinta-feira (07/05).

Na reunião foi finalizada a programação do Seminário, que irá promover a discussão de aspectos técnicos, científicos e institucionais sobre o controle gestão de perda de água, além de oportunizar a troca de experiências, divulgação e ampliação de conhecimento e práticas já adotadas por empresas que atuam na área de saneamento. O coordenador da Câmara Técnica de Gestão de Perdas da Abes-RS, Ricardo Röver Machado, que integra a comissão organizadora do seminário, destaca a importância do evento.

- Teremos aqui em Porto Alegre renomadas autoridades da área de saneamento de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Ceará, além do Rio Grande do Sul, tratando de temas fundamentais como perdas (perdas comerciais por submedição e ligações clandestinas), perdas reais (perdas físicas, vazamentos) e as tecnologias que evitem o crescente desperdício da água - diz Ricardo Röver Machado.

De acordo com Machado, a iniciativa também vai possibilitar a ampliação do conhecimento sobre materiais e tecnologias e técnicas de gestão aplicada para a redução de perda de água, além de divulgar tecnologias ambientalmente adequadas.

- Ao final do seminário será redigida uma carta para o Congresso Nacional da ABES, que ocorrerá em outubro, no Rio de Janeiro, sugerindo diretrizes para que a entidade possa intermediar soluções com órgãos federais, buscando recursos para o setor - ressalta.

Estiveram presentes no encontro técnicos da Associação, do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (SEMAE), do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (DMAE) e da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN).

O 1º Seminário Nacional sobre Controle de Perdas de Água é voltado para engenheiros, técnicos, empresas e fornecedores relacionados ao saneamento e gestão de perdas. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.abes-rs.org.br