Notícias

 

Semana da Água 2017 encerrou-se nesta sexta-feira em Porto Alegre

09/10/2017

Semana da Água 2017 encerrou-se nesta sexta-feira em Porto Alegre


A 24a edição da Semana Interamericana da Água - realizada juntamente com a 17a edição da Semana Estadual da Água e com a 7ª edição da Semana da Água de Porto Alegre - encerrou-se nesta sexta-feira (6 de outubro) nos jardins da Hidráulica dos Moinhos de Vento, sede do Dmae.
A Semana da Água é promovida pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), com apoio e parceria de instituições públicas e privadas, dentre as quais se destacam Corsan, Dmae, CEVS, Emater, Seduc e Brigada Militar. Também participam Sindiquim, Celulose Riograndense, Quinta da Estância, PróSinos, Semae, ARI, Lions, Rotary e Senge.
Em 2017 a temática da Semana da Água foi "Água Segura = Vida Saudável - Reservatórios limpos, água protegida", destacando ações de conscientização sobre a importância da segurança da água, especialmente nos cuidados de armazenamento que possam conservar e garantir a potabilidade para o consumo humano. Um dos principais objetivos é a consciência de coletividade, a compreensão de que a responsabilidade pela solução é de todos. Este evento anual atinge a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, sendo uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil e uma referência para o setor em nível internacional.
A diretora-geral do Dmae, Luciane Skrebsky de Freitas, afirmou durante a cerimônia: "O tema da Semana da Água 2017 é importante pelo alerta sobre os cuidados com a limpeza dos reservatórios das casas e dos prédios, e sobre a importância de cuidar da água para não desperdiçar". Também falaram o vice-presidente da Abes-RS, Ricardo Rower Machado, e a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental e Saúde do CEVS (da Secretaria Estadual da Saúde) Lucia Mardini Em seguida, a Companhia Teatral Ato Espelhado apresentou a peça de teatro infantil "Do outro lado do buraco", que enfatiza a importância de cuidar do meio ambiente, de descartar os resíduos de maneira correta e de usar os recursos hídricos com reponsabilidade. A peça foi assistida por alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima, do Centro Cultural James Kulisz (Cejak) e por um grupo de idosos do bairro Glória, entidades que fazem parte dos projetos de esgotamento sanitário desenvolvidos pelo Dmae nos arroios Dilúvio e Capivara.
Na Semana da Água 2017 foram realizadas cerca de 1.800 ações, como palestras, seminários, trilhas ecológicas, peças de teatro, apresentações de dança, mutirões de limpeza às margens de rios, visita a nascentes, plantio de mudas para a recuperação da mata ciliar, concursos de fotografia, redações, pinturas, oficinas ambientais, programas de rádio e procissões fluviais.
No dia 3 de outubro, por exemplo, a Abes-RS promoveu uma oficina ambiental na Quinta da Estância, em Viamão, com a participação de alunos da Liga de Amparo aos Necessitados, instituição que integra as atividades do Trabalho Social realizado pelo Dmae nas obras de esgotamento sanitário da bacia do arroio Dilúvio. E no dia 5, foi realizada a XIII Gincana Ambiental do Dmae, no jardim da Hidráulica Moinhos de Vento, com tarefas ligadas ao saneamento e aos cuidados com a água. Participaram alunos das escolas municipais Porto Novo e Vereador Antônio Giudice, e da escola estadual de Ensino Fundamental Dr. Ferreira de Abreu. A equipe vencedora foi a representante da escola Porto Novo.