Câmara Técnica de Recursos Hídricos
Volta à Câmara
Arquivo de Atividades e Notícias
2 de março de 2004 - Reunião com Entidades
19 de fevereiro de 2004 - Consema Aprova Proposta da ABES-RS
28 de janeiro de 2004 - Reunião da Câmara Técnica de Recursos Hídricos
28 de janeiro de 2004 - Convite às Entidades
30 de outubro de 2003 - Reunião CT-RH - Palestra e Debate
27 de outubro de 2003 - Enquadramento Lago Guaíba
24 de setembro de 2003 - Reunião CT-RH - Palestra e Debate
24 de setembro de 2003 - Palestra “Descentralização e Participação no Sistema Francês de Gestão dos Recursos Hídricos”
setembro de 2003 - Marta Tocchetto, foi eleita Vice-Presidente do Comitê Vacacaí-Vacacaí Mirim
2 de março de 2004
Reunião com Entidades

No dia 2 de março, às 9 horas, no auditório Espaço Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, à rua Carlos Chagas, 55 – 11º andar (Porto Alegre) a ABES realizou mais uma reunião com todas as entidades interessadas na promoção de atividades do Ano Estadual das Águas.
A pauta foi a seguinte:
- Estratégia de comunicação e atividades do Ano Estadual das Águas;
- Programação para o Dia Mundial da Água, no próximo dia 22 de março;

19 de fevereiro de 2004
Consema Aprova Proposta da ABES-RS

Reunido no dia 19 de fevereiro, o CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente) aprovou a proposta, apresentada pela ABES, de que 2004 seja considerado oficialmente como Ano Estadual das Águas. O representante da ABES, Alexandre Bugin e o coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, Luiz Antonio T. Grassi apresentaram a proposta ao plenário, que a aprovou por unanimidade. O Secretário Substituto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luiz Paulo Cunha, congratulou-se com a iniciativa, assegurando que o decreto correspondente seria encaminhado no dia seguinte.

28 de janeiro de 2004
Reunião da Câmara Técnica de Recursos Hídricos

Os associados da ABES-RS, integrantes da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, estão sendo convocados para uma reunião da mesma, a ser realizada dia 28 de janeiro próximo, às 14 horas, na sala 1106 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Rua Carlos Chagas, 55/11o). Em pauta, o planejamento do Ano Estadual das Águas.

Convite às Entidades

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção do Rio Grande do Sul (ABES/RS) está convidando todas as entidades interessadas para uma reunião no dia 28 de janeiro, às 15h30min., no Auditório da SEMA situado na rua Carlos Chagas, 55 - 11o andar para a apresentação da proposta do ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS e o planejamento das atividades relativas ao mesmo.
Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail imprensa@abes-rs.org.br ou fone/ fax (51) 3212 1375.

30 de outubro de 2003
Reunião

Realizou-se, no dia 30 de outubro, reunião da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-RS.
O primeiro assunto objeto de deliberações foram os cursos, com temas de interesse da CTRH, a serem programados para 2004, dentro do Programa Permanente de Capacitação da ABES-RS. A Direção da ABES-RS estará recebendo sugestões, que podem ser encaminhadas à CTRH, até 15 de novembro, compreendendo tema, local, data e instrutores. A ABES encaminhará, ainda, pedido de sugestões aos comitês de bacia, através de seus representantes nos mesmos.
Foi debatida, também, a preparação da Semana Interamericana da Água de 2004, sendo proposto que, no Estado, fosse dada ênfase ao tema “gestão dos recursos hídricos”, aproveitando a passagem dos dez anos de promulgação da Lei 10.350/94. Foi sugerido que a Direção da ABES-RS gestionasse junto às autoridades estaduais para que 2004 seja proclamado o “Ano Estadual das Águas”.
Os representantes da ABES-RS apresentaram um relatórios das mais recentes atividades nos respectivos comitês de bacia.

Palestra e Debate

Em continuidade a sua reunião, a Câmara Técnica de Recursos Hídricos promoveu a palestra “Como a sociedade está definindo o futuro das águas: a experiência do Comitê Lago Guaíba”, aberta ao público em geral e tendo como palestrantes a Eng. Nanci B. Giugno, Presidente do CLG, o Adm. Percy Soares Neto, Secretário Executivo do mesmo comitê e o Eng. Sidnei Agra, do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Foi exposto o processo de planejamento da bacia que está sendo promovido por aquele comitê, em articulação com os organismos técnicos do Sistema Estadual de Recursos Hídricos (DRH e FEPAM). No debate, diversas questões foram levantadas, especialmente quanto à participação dos diversos atores do processo (Estado, usuários, comunidade).

27 de outubro de 2003

COMITÊ LAGO GUAÍBA

O Comitê do Lago Guaíba e a FEPAM convidam:
O papel dos Representantes da População na Discussão dos Usos Futuros das Águas da Bacia do Lago Guaíba
ENQUADRAMENTO
data: 23/10
horário: 16 horas
local: UFRGS, Campus Centro, prédio 12106, sala 212
(prédio do Banco do Brasil, em frente ao Bar do Antônio)
Maiores Informações:
Comitê do Lago Guaíba: 3289-9843, lagoguaiba@ig.com.br
FEPAM: 3212-4493
24 de setembro de 2003
Reunião

Realizou-se, dia 24 de setembro, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, reunião da Câmara Técnica de Recursos Hídricos. Na oportunidade foi tratado o tema “Atuação dos representantes da ABES-RS nos comitês de bacias. Atualmente, a ABES-RS está representada nos seguintes comitês:

  • Comitê Lago Guaíba - Nanci Giugno (Presidente)
  • Comitê Tramandaí - Milton Haack (Presidente)
  • Comitê Gravataí - Alexandre Bugin
  • Comitê Caí - Ana Cecília Perroni
  • Comitê Taquari-Antas - Neide Pessin
  • Comitê Baixo Jacuí - Geraldo Reichert
  • Comitê Camaquã - Everton Fonseca
  • Comitê Sinos - Maria Lucia Coelho Silva
  • Comitê Vacacaí – Vacacaí Mirim - Marta Tocchetto

Foram aprovadas algumas diretrizes para orientar a atuação desses representantes.

Palestra e Debate
Palestra “Descentralização e Participação no Sistema Francês de Gestão dos Recursos Hídricos”
Em seqüência à reunião da Câmara Técnica, foi realizada a palestra do engenheiro Patrick Laigneau, que apresentou o Sistema Francês de R.H. e seu desenvolvimento até os dias atuais, seguindo-se debate. Laigneau encerrou sua exposição dizendo que seria interessante promover um intercâmbio entre as experiências francesa e brasileira (particularmente a gaúcha), acreditando que, em aspectos de participação da sociedade, o Sistema Estadual teria contribuições importantes.
setembro de 2003
Eleição no Comitê Vacacaí-Vacacaí Mirim
A representante da ABES-RS, Marta Tocchetto, foi eleita Vice-Presidente do Comitê Vacacaí-Vacacaí Mirim, sediado em Santa Maria. Parabéns à Marta e votos de bom trabalho. É mais uma tarefa de responsabilidade que a ABES-RS assume.