Câmara Técnica de Recursos Hídricos
Gerenciamento de Recursos Hídricos
Luiz Antonio Timm Grassi

Os textos a seguir foram redigidos em oportunidades diferentes, ao longo do processo de geração e implantação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul e têm, especialmente os dois primeiros, uma finalidade eminentemente didática, como instrumentos auxiliares na divulgação das principais características doutrinárias e formais do mesmo.
O primeiro texto foi elaborado na Assessoria de Recursos Hídricos da Companhia Riograndense de Saneamento, antes da promulgação da Lei 10.350/94, quando a minuta de anteprojeto estava redigida, mas ainda em discussão no âmbito do Poder Executivo e de entidades da sociedade. O segundo foi concebido na Divisão de Recursos Hídricos da Secretaria de Obras Públicas, Saneamento e Habitação, como contribuição ao esforço de formação dos primeiros comitês após a Lei 10.350/94. O terceiro surgiu como resposta a uma demanda da Assessoria de Imprensa do Conselho Regional de Engenharia. Agronomia e Arquitetura do Rio Grande do Sul, através do Jornalista Élson K. Schoreder.
É necessário ter em vista o caráter circunstancial dos mesmos e a necessidade de atualização de alguns dados específicos, embora as características gerais, particularmente de tipo doutrinário continuem sendo mantidas.
Recomenda-se o acesso ao site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (www.sema.rs.gov.br) para a visualização das Regiões Hidrográficas e respectivas bacias, assim como a devida atualização do processo de implantação dos Comitês.

- O Gerenciamento dos Recursos Hídricos em uma Bacia Hidrográfica
- Subsídios para a Organização dos Comitês;
- Os Comitês de Bacias Hidrográficas e a Gestão das Águas
Arquivo para download com os 3 textos (MS-Word zipado - 22Kb)
gerenciamento-de-recursos-hidricos.zip
Volta à Câmara