Evento

 


O segundo Seminário Estadual Água e Saúde é uma iniciativa conjunta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde - CEVS, por meio do Programa VIGIAGUA e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Rio Grande do Sul - ABES/RS. Espera-se consolidar um fórum de excelência no Estado para divulgar e promover o debate relativo aos avanços e desafios que a sociedade obteve ou enfrenta no tocante à água que consome.
O fornecimento de água com qualidade e quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas da população gaúcha é um desafio profundamente afetado pelo efetivo tratamento do esgoto sanitário. Nos municípios de porte médio ou grande, ou nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, além da implantação de redes de coleta de esgoto e sistemas de tratamento enfrenta-se a dificuldade das ligações domiciliares. Em pequenos municípios, comunidades isoladas ou áreas rurais, o desafio costuma estar relacionado à necessidade de tecnologias alternativas que garantam tratamento adequado a baixo custo e operação simplificada.
Este seminário integra a programação da XXV Semana Interamericana da Água. Esta edição terá caráter especial e se desenvolverá de março a outubro de 2018.