Jogos educativos

Nesta seção você encontrará jogos educativos voltados ao público adolescente e adulto. Espera-se estimular o visitante para que, após jogar, busque novas informações sobre o tema e converse com familiares, professores ou especialistas provocando a reflexão sobre saneamento e meio ambiente e suas relações com saúde, economia e cultura.

Bingo educativo: Enchentes, Inundações e Alagamentos

A drenagem urbana se conecta com os outros serviços de saneamento básico e é fortemente determinada pelos diferentes aspectos de qualidade ambiental e desenvolvimento urbano. Sua adequação ou, ao contrário, o desprezo com o planejamento e a manutenção dos serviços de drenagem tem reflexos profundos sobre a saúde ambiental e humana e sobre a economia.

Este jogo oferece uma excelente ferramenta aos professores para ajudar seus alunos a identificar essas relações e refletir sobre diferentes temas. Aproveite para conhecer também a cartilha “Água limpa começa aqui”

Para fazer o download do bingo, clique aqui


Cobras e escadas

Leia a cartilha “Água limpa começa aqui” e consolide os conhecimentos com um jogo divertido. Esse jogo é uma trilha, mas depende de um árbitro para definir se as respostas estão corretas. Divirta-se enquanto reflete sobre a drenagem urbana e suas múltiplas relações.

Para ter acesso ao jogo, clique aqui


Enchentes e inundações no Brasil: estude, reflita e se desafie

Grandes inundações e catástrofes relacionadas ocorreram muitas vezes no Brasil. A cada evento, governos e sociedade aprendem um pouco. Leia aqui um pouco sobre algumas dessas ocorrências e discuta com colegas e amigos. O que estamos aprendendo com as lições que a natureza nos oferece? Qual o futuro das cidades brasileiras com as mudanças climáticas e os eventos extremos que vêm se repetindo?

Para ter acesso ao jogo, clique aqui


O saneamento no mundo

O saneamento é uma construção histórica da humanidade. Nem sempre relacionamos higiene e limpeza com saúde. Em diferentes épocas, diferentes sociedades e culturas buscaram soluções para o atendimento das necessidades por água, drenagem e despejo de rejeitos.

Com o jogo O Saneamento no Mundo a ABES/RS apresenta curiosidades e fatos históricos que promovem a reflexão sobre o tema e oferecem informações de interesse.

Para ser direcionado para o jogo, clique aqui: O Saneamento no Mundo


As chaves do saneamento

Novamente recorrendo a uma ferramenta lúdica, a ABES/RS apresenta curiosidades, fatos históricos e informações sobre o saneamento no Brasil. O jogo As Chaves do Saneamento destina-se a todos os interessados no tema e busca estimular o envolvimento de jovens e adultos na busca de melhores condições de saneamento no país.

Para ser direcionado para o jogo, clique aqui: As chaves do saneamento.


Para ir além

Os interessados em informações mais aprofundadas ou em refletir como outras culturas vivenciam questões como o acesso ao saneamento, encontram neste pdf sugestões de leitura ou vídeos.

Para acessar o PDF, clique aqui: Para ir além.


Desafio dos provérbios

A sabedoria popular usa a água como elemento de reflexão sobre diversos problemas do cotidiano. Partindo de provérbios da língua portuguesa, é possível explorar conteúdos desenvolvidos em diferentes disciplinas, desde língua portuguesa até química ou física.

Para ser direcionado para o jogo, clique aqui: Desafio dos provérbios

Logo ABES RS

Av. Júlio de Castilhos, 440, sala 131 (13º andar) - Centro - Porto Alegre - RS CEP: 90030-130

Telefone: (51) 3212-1375
E-mail: abes-rs@abes-rs.org.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta das 9:30 às 12:00 e 14:00 às 17:30