Notícias

 

Anunciados vencedores do Prêmio de Jornalismo Ambiental

09/10/2014

A noite de quinta-feira (09/10) foi de reconhecimento para profissionais da mídia que melhor trouxeram para sociedade a discussão de temas ambientais. O Prêmio José Lutzemberger de Jornalismo Ambiental no Rio Grande do Sul agraciou os vencedores nas categorias Jornalismo impresso, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo, além do Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário. A realização foi da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Associação Rio Grandense de Imprensa (Ari) e Braskem. Foram 89 trabalhos inscritos, superando as expectativas dos organizadores.

- Estamos muito atentos a área da comunicação que cumpre um papel importante na promoção dos assuntos que são relacionados à área ambiental - afirmou o presidente da ABES-RS, Darci Campani.

A solenidade foi realizada no Club Campestre Macabri, na zona sul de Porto Alegre. O primeiro troféu foi entregue à Lara Lutzebmerger, filha do ativista José Lutzenberger, hoje diretora da Fundação Gaia, que falou sobre a crise ambiental e social existente destacando que é preciso uma mudança de comportamento.

- Hoje existe uma postura de individualismo e superficialidade nas relações humanas. Modificar esse curso é um desafio muito grande para reverter hábitos de muitas décadas em nossa sociedade - disse.

O diretor da Braskem, João Freire, valorizou a iniciativa dos jornalistas em mostrar que ações sustentáveis são possíveis para transformar a nossa sociedade

- Temos que agradecer a todos que participaram inscrevendo os seus trabalhos porque mostraram que é possível, sim, com uma boa notícia fazer o bem e transformar o lugar que vivemos em um lugar melhor - disse.

Os vencedores recebem prêmios de R$ 1 mil a R$ 5 mil e troféus, além de menções honrosas e certificados.

Na categoria Impresso, o 1º lugar ficou com Jeniffer Vanessa Gularte do Jornal Gazeta do Sul com a matéria "Lixo: depois da sua casa". Em Fotojornalismo foi concedida Menção Honrosa para Andrea Weschenfelder pelo trabalho "Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente". Em Radiojornalismo a Menção Honrosa foi para Eduardo Matos da Rádio Gaúcha com a reportagem "Um mês da Lei do Lixo". O 1º lugar em Telejornalismo ficou com Carlos Eduardo Haas Hammes pela matéria intitulada "Especial Bioma Pampa", veiculada na TV Assembleia". Na categoria webjornalismo o 1º lugar foi de Raquel Reckziegel com a matéria "De olho nos Sinos: esgoto doméstico se tornou principal vilão" do site do Jornal NH.

- Estramos trazendo a mensagem de dias e tempos melhores. Desejo que tenhamos sempre oportunidades de sermos defensores da natureza e de uma vida melhor - declarou o presidente da ARI, Batista Filho.

O evento também teve a entrega do Prêmio Braskem de Jornalismo Universitário que ficou com Simone Luiza Fritzen pela matéria "Ecologia na prática: parque estadual do papagaio charão". Foram entregues também reconhecimento ao Jornal da Universidade da UFRGS e ao Correio do Povo pelo título de veículos com maior número de trabalhos inscritos. A instituição com maior número de participantes foi a UNIRITTER.

Vencedores - Prêmio Jornalismo Ambiental

Impresso
1º Lugar
JENIFFER VANESSA GULARTE
Matéria: LIXO: DEPOIS DA SUA CASA
Veículo: Jornal Gazeta do Sul

2º Lugar
CAIO CEZAR CIGANA
Matéria: Proibidos, falsificados e perigosos
Veículo: Jornal Zero Hora

Menção Honrosa
ADRIANO JOSÉ DUARTE DA SILVA
Matéria: Poluição Lucrativa
Veículo: Jornal Pioneiro

Fotojornalismo

Menção Honrosa
ANDREA WESCHENFELDER
Matéria: Que árvore você quer para o futuro? Não faça do lixo a semente
Veículo: Site Fala Brasil Cultura
Site Ulbra
Blog Recicle Hoje
Site Jornal da Capital

Radiojornalismo

Menção Honrosa
EDUARDO MATOS
Matéria: Um mês da lei do lixo
Veículo: Rádio Gaúcha

Telejornalismo

Menção Honrosa
LISIANI ANÍCIA URTASSUM MOTTINI
Matéria: Tubos de pasta de dentes viram objetos mais resistentes que madeira
Veículo: TVE

2º Lugar
LISIANI ANÍCIA URTASSUM MOTTINI
Matéria: Entulhos da construção civil são reutilizados no Vale dos Sinos
Veículo: TVE

1º Lugar
CARLOS EDUARDO HAAS HAMMES
Matéria: Especial Bioma Pampa
Veículo: TV Assembleia

Webjornalismo

Menção Honrosa
KARINA SGARBI
Matéria: Melhorar o meio ambiente está em nossas mãos
Veículo: Site do Jornal NH

2º Lugar
CARLOS ANDRÉ ECHENIQUE DOMINGUES
Matéria: Rio Vacacaí-Mirim, o lado verde de Santa Maria
Veículo: Agência da Hora

1º Lugar
RAQUEL RECKZIEGEL
Matéria: De olho nos Sinos: esgoto doméstico se tornou principal vilão
Veículo: Site do Jornal NH

PRÊMIO BRASKEM DE JORNALISMO UNIVERSITÁRIO

SIMONE LUIZA FRITZEN
Matéria: Ecologia na prática: parque estadual do papagaio charão
Veículo: Livro-Reportagem

RECONHECIMENTOS

Veículo com maior número de trabalhos inscritos:

JORNAL DA UNIVERSIDADE/UFRGS

CORREIO DO POVO

Instituição de ensino com maior número de inscritos: UNIRITTER