Notícias

 

Óleo de fritura jogado no ralo entope encanamentos, polui recursos hídricos e afeta a vida marinha

09/12/2015

Destinação correta de óleo de fritura minimiza impacto ambiental nos recursos hídricos



Ao cozinhar utilizando óleo, o resíduo restante em panelas e frigideiras não deve ser jogado pelo ralo da pia ou no vaso sanitário. O óleo acaba se prendendo na tubulação e causa entupimento do encanamento, polui recursos hídricos e afeta a vida marinha. Por isto, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) destaca a importância da destinação correta dos resíduos.

- O DMLU mantém Postos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF) que recebem o óleo e o destinam às empresas parceiras que o purificam e o utilizam na fabricação de sabonetes, tintas, biodiesel e outros materiais - explica a membro da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Abes-RS e engenheira química do DMLU, Mariza Reis.

Conforme a especialista, o óleo de fritura cria uma película que dificulta a troca de gases entre água e atmosfera, causando diminuição do oxigênio e a morte de peixes e outros seres vivos.

A Abes-RS recomenda coletar o resíduo em garrafas de plástico ou vidro e levá-lo aos PEOFs do DMLU para o correto aproveitamento do material sem os prejuízos de jogá-lo no meio ambiente. A listagem dos Pontos de Entrega pode ser visualizada no site do DMLU, http://www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu, na seção Serviços, item "Descarte de outros resíduos".