Notícias

 

Semana da Água foi aberta nesta sexta-feira (23) em Tramandaí

27/09/2016

Semana da Água foi aberta nesta sexta-feira (23) em Tramandaí


A abertura oficial da 23ª Semana Interamericana da Água e 16ª Semana Estadual da Água promovida pela Abes-RS (seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) ocorreu nesta sexta-feira (23), no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí, com a participação de autoridades e de habitantes da cidade litorânea, incluindo cerca de 500 crianças.

Durante a solenidade, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Alexandre Bugin, disse que o tema “Água parada, resíduos acumulados, saúde em risco - a responsabilidade é de todos” reflete sobre as consequências das nossas atitudes em relação à questão ambiental e à importância da preservação da água como bem finito.

Na opinião do secretário do Meio Ambiente de Tramandaí, Milton Haack, eventos como a Semana da Água conscientizam muitas pessoas, deixando um legado para as novas gerações.
O diretor comercial da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Luciano Eli Martin, destacou o compromisso da autarquia nas questões ambientais.


A coordenadora do evento, jornalista Maria de Lourdes Wolff, disse que em mais de 20 anos de mobilização, sabe-se que resíduo não coletado e disposto de forma errada se torna agente poluidor. E, mesmo quando coletado e disposto em aterros a céu aberto e em áreas alagadas, continua a gerar problemas sanitários e de contaminação hídrica nos locais onde é depositado, trazendo doenças à população.

“Com a chegada das chuvas, os resíduos permitem, entre outros males, a proliferação de mosquitos vetores de doenças como dengue, chikungunya e zica, todas transmitidas por meio da picada do Aedes aegypti.”

A Semana da Água é um período de encontro, reflexão e avaliação, destinado a incentivar cada pessoa a cooperar no sentido de tornar o mundo sustentável. E é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil, com reconhecimento internacional.

A celebração da Semana da Água vai até a próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, com programações em vários municípios do Rio Grande do Sul. Crianças e adultos participam das atividades da Semana da Água. Entre as atrações, está a Estação das Águas da Corsan, uma arena de brinquedos infláveis que alia diversão e conscientização em relação ao cuidado ambiental.

Mais informações:www.abes-rs.org.br
Contatos: 99714987