Notícias

 

SEMANA DA ÁGUA ENCERRA-SE NESTA SEXTA-FEIRA EM VIAMÃO

30/09/2016

SEMANA DA ÁGUA ENCERRA-SE NESTA SEXTA-FEIRA EM VIAMÃO

Encerra-se oficialmente nesta sexta-feira (30), às 11h, a 23a Semana Interamericana da Água e 16a Semana Estadual da Água, promovida pela Abes-RS (seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) com a parceria de instituições, tanto governamentais das três esferas quanto organizações sociais dos mais diversos segmentos. A Semana da Água – que teve abertura oficial no dia 23, em Tramandaí, e atividades em diversos municípios do Rio Grande do Sul – é uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil, com reconhecimento internacional, pois esse período de encontro, reflexão e avaliação se destina a incentivar a cooperação para tornar o planeta Terra sustentável.

A solenidade de encerramento da Semana da Água será realizada na Quinta da Estância, a maior fazenda de turismo rural pedagógico e ecológico do país, localizada em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, com mais de 100 hectares de área e que atende a grupos de escolas, universidades, empresas e famílias. Pela manhã, está prevista a visitação de 350 alunos de escolas estaduais e municipais de Porto Alegre e da região metropolitana, que poderão assistir à apresentação da peça teatral “Do outro lado do buraco”, da Cia Teatral Ato Espelhado, e participar de uma oficina com simulador de consumo de água e simulador de chuva.

Com o simulador de consumo, as crianças aprenderão a identificar o desperdício e a economizar água. Com o simulador de chuva, poderão observar o que ocorre quando há chuva forte ou torrencial em diferentes tipos de terreno: inundações em área urbana impermeabilizada; erosões e assoreamento de rios em área desmatada; ou escoamento sem erosões e sem inundações, em área com cobertura vegetal. As crianças aprenderão, ainda, a identificar as diferentes fontes de água (rios, lagos, açudes, poço comum, poço artesiano, captação de água da chuva em cisternas etc.), o caminho seguido pelas águas servidas e o perigo representado pelas águas paradas.

O lema da Semana da Água em 2016 é Água parada, resíduos acumulados, saúde em risco. A coordenadora do evento, jornalista Maria de Lourdes Wolff, diz que em mais de 20 anos de mobilização, sabe-se que resíduo não coletado e disposto de forma errada se torna agente poluidor. E, mesmo quando coletado, sendo disposto em aterros a céu aberto ou em áreas alagadas, continua a gerar problemas sanitários e de contaminação hídrica nos locais onde é depositado, trazendo doenças à população.

Além do apoio da Quinta da Estância (localizada na Estrada da Estância Grande, 395, RS 118, km 32, em Viamão) a solenidade de encerramento da Semana da Água tem o apoio da Prefeitura Municipal de Viamão, do Serviço de Vigilância da Água para Consumo Humano (Vigiágua/CEVS), da Corsan e da Seduc.

Informações 3212-1375 (Abes-RS) e 3444-2655 (Quinta da Estância) 99714987 9 ( Coordenação da Semana)