Notícias

 

Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética - RS realiza sua 13ª Reunião

29/03/2018

Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética - RS realiza sua 13ª Reunião

Na busca de disseminar conhecimentos das tecnologias disponíveis na área de gestão de perdas e eficiência energética, bem como conhecer as melhores práticas aplicadas nas empresas de saneamento para a redução de custos operacionais e melhorias no atendimento, aconteceu dia 27 de março, no DMAE em Porto Alegre, a 13ª reunião da Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-RS.
Nesta reunião foi apresentado o turbo gerador idealizado pela empresa Higra - Inovação e Sustentabilidade como alternativa às válvulas redutoras de pressão, onde a energia utilizada no processo é convertida em energia elétrica. Foi apresentada também a experiência da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN na “Elaboração de Diagnósticos Operacionais”, assunto proposto pela CT Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES para as câmaras estaduais de todo o Brasil.
“Em um mundo de constantes transformações, onde a internet das coisas e as cidades inteligentes passam a fazer parte do nosso vocabulário e de nossas vidas, temos que buscar sempre a atualização técnica e de conhecimentos para reduzir perdas, prestarmos bons serviços e praticarmos a sustentabilidade”, afirma Ricardo Röver Machado, Coordenador desta Câmara Técnica da ABES-RS (www.abes-rs.org.br).
Na parte da tarde houve visita técnica ao parque industrial da Higra – Inovação e Sustentabilidade para aprofundamento do tema e conhecimento in loco das ferramentas utilizadas no desenvolvimento, fabricação e ensaio de seus produtos.
Cerca de 50 profissionais participaram da reunião. Estiveram presentes representantes da CORSAN, DMAE, SEMAE, COMUSA, BRK Ambiental, Higra, além de consultores e profissionais interessados no tema.

A Reunião ocorreu nas dependências do DMAE, em Porto Alegre. Após, houve visita Técnica à Higra – Inovação e Sustentabilidade.