SEMANA
iNTERAMERICANA DA ÁGUA
Açoes a promover
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Incentivar prefeituras para que organizem
festividades em sua comunidade promovendo a Semana Interamericana da Água
com atividades como:
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Elaboração de jornalzinho escolar
sobre o tema da preservação dos recursos naturais e em especial
da água.
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Trabalhos de pesquisa, na disciplina de História,
sobre tecnologias utilizadas no manejo dos recursos hídricos por
culturas antigas do país.
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Palestras de motivação sobre
a importância do Meio Ambiente e uso da água.
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Identificação dos principais
problemas da água nas localidades envolvidas, suas causas e alternativas
de solução.
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Convocar um fórum para tratar dos principais
problemas da contaminação e uso inadequado de suas fontes
Garantir a participação
dos diferentes usuários e entidades envolvidas nos problemas de
contaminação: consumidores urbanos e da zona rural, agricultores,
industriais, mineradores, entidades privadas, escolas profissionais, centros
de pesquisa, ONGs, autoridades locais, universidades, ministérios,
autoridades ambientais e de bacias hidrográficas
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Convocar a comunidade, através do Ministério
da Saúde e Ongs locais, para seminários de discussão
sobre os seguintes temas:
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A contaminação da água
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Seus efeitos sobre a saúde da população,
das plantas e dos animais
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Promoção da saúde ambiental
Medidas preventivas aplicadas à
saúde ambiental e coletiva
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Organizar seminários convocando os
usuários formais e informais das fontes de água para discutir
os problemas e buscar as soluções
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Incentivar que as escolas produzam murais
que contenham os seguintes temas:
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Fontes de água existentes
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Os diferentes usos da água
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Quem contamina a água
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Efeitos da contaminação para
o ambiente e a saúde humana
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Promover seminários sobre A Gestão
de Bacias Hidrográficas: Realidades e Perspectivas e convocar os
representantes dos vários usuários da bacia
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Organizar mesas-redondas com a participação
das autoridades locais ( prefeitos, vereadores) para tratar dos seguintes
temas
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O papel do governo local na gestão
ambiental
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Como promover a participação
do cidadão na gestão ambiental local
Mecanismos para resolver conflitos ambientais
locais
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Organizar um fórum com a participação
dos diferentes órgãos do Estado para discutir as políticas
ambientais dos recursos hídricos
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Promover concursos de pinturas sobre o tema
Água
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Convocar uma mesa-redonda onde se discuta
a Legislação Ambiental do País
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Resgatar, adaptar, desenvolver e difundir
tecnologias apropriadas.
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Na agricultura, evitar o uso de irrigação
por inundação e buscar alternativas, como a irrigação
por gotejamento ou aspersão.
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Na indústria, utilizar estratégias
de minimização da geração de resíduos
e uso eficiente da água (reciclagem). Tratar as água residuais
antes de sua disposição.
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Recuperar e reverter os processos de deterioração
ambiental que tenham, ocorrido no passado e assumir seus custos.
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No âmbito institucional e normativo
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Planejar e aplicar políticas locais,
de acordo com a política nacional da água que respeitem as
características regionais e locais.
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Criar ou fortalecer, em nível local,
as autoridades de administração de águas e terras,
integradas em torno do conceito de gestão de bacias hidrográficas.
Tais autoridades devem estar respaldadas por apoios concretos de parte
dos governos já que são os gestores e responsáveis
diretos pelo manejo e conservação da água.
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Incluir entre as autoridades da bacia representação
de todos os níveis da população local.
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A gestão integral dos recursos naturais
pressupõe organizar os usuários para formular e executar
planos de manejo no nível de cada unidade, com a assistência
técnica e econômica do governo.
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A ação do Estado no manejo dos
recursos hídricos deve fomentar a participação da
população organizada e dos usuários. E garantir a
organização e capacitação da população
para o bom uso dos recursos naturais.
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Quanto mais agentes se envolverem na gestão
do recurso água mais evidente fica a necessidade de que as regras
do jogo sejam claras para facilitar a participação de cada
um e seu envolvimento na tomada de decisões.
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Promover palestras em escolas profissionais
e universidades locais sobre a adoção de tecnologias limpas.
Convocar os setores produtivos e incluir os agricultores, industriais,
empresários formais e informais, empresas privadas e estatais.
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Realizar debates com a comunidade, onde se
discutam alternativas tecnológicas aos problemas relacionados com
a água e o saneamento ambiental.
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Organizar seminários com os municípios
sobre Normas, Competências e Papel do Governo Local na temática
ambiental. Publicar e difundir os relatórios
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Por intermédio do Ministério
da Educação trabalhar com os centros educativos na elaboração
de cartazes como tema Direitos a um Ambiente Limpo e Sadio. publicar os
melhores trabalhos.
O manejo inapropriado
da água
Exemplos de uso inadequado da água:
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Muitas populações se fixam em
zonas ribeirinhas das cabeceiras das bacias e dispõem de pouca água
em certas épocas do ano devido à falta de áreas de
captação e represamento.
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A maioria dos usuários só se
preocupam com a captação e uso da água que necessitam,
sem pensar nas conseqüências destes usos para os habitantes
das regiões a jusante, e ao meio ambiente.
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Toda a proposta de melhoramento do manejo
dos recursos hídricos deve começar por melhorar as atitudes
e condutas do próprio indivíduo. Também precisa envolver
as organizações de usuários e abrir espaços
de participação e gestão para que possam influenciar
a tomada de decisões.
Conseqüências
da Falta de proteção das fontes da água
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Diminuição de água subterrânea
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Redução dos caudais em períodos
de estiagem
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Aumento da turbidez
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Contaminação por organismos
patogênicos
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Maior concentração de:
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Metais pesados
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Compostos orgânicos sintéticos
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Carga orgânica ( DBO)
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Nitratos, etc.
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Diminuição da capacidade operacional
das estações de tratamento de água
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Degradação ecológica
Apresentação
Gestão e
Manejo de Bacias Hidrográficas