Semana Interamericana da Água


Água - direito de todos, responsabilidade de cada um
A água, insumo essencial à preservação da vida no Planeta, vem sendo motivo de preocupação em todo o mundo pelos sinais evidentes de crescente escassez e deterioração. Hoje mais de 80 países sofrem com falta d'água e cerca de 1 bilhão de pessoas têm abastecimento precário. A própria ONU recomenda aos povos e países que realizem atividades destinadas a alertar sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos e a disseminação de informações sobre as características da água, sua disponibilidade e fragilidade.
O Dia Interamericano da Água foi criado no âmbito da América Latina e Caribe em 1993 por iniciativa da Organização Pan-americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde e com o apoio da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. No Brasil o Rio Grande do Sul foi pioneiro na promoção de atividades integradas de alerta sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, em 1994, a partir da I Semana Interamericana da Água, promovida pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES-RS e com a participação de várias entidades públicas, privadas e ONGs. O objetivo é que a Semana da Água contribua para lançar um alerta coletivo para que a população e os governos se conscientizem de que a água é um recurso finito pelo qual devemos zelar.
Contando com a participação de mais de 50 entidades a V Semana Interamericana da Água - que será realizada de 17 a 24 de outubro de 1998 - consolida e amplia as atividades buscando multiplicar suas mensagens e atingir os vários segmentos da sociedade.
A programação da Semana Interamericana da Água, elaborada em conjunto pelas entidades que vêm participando do evento e todas as que desejarem se integrar a esse esforço, busca atingir várias regiões do Rio Grande do Sul, através de parcerias com instituições como a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Secretarias Municipais da Saúde e do Meio Ambiente, Emater, universidades, Secretarias Municipais e estadual da Educação, além de empresas privadas. A imprensa regional e nacional - emissoras de rádio e TV e principais jornais da capital e interior - também participam ativamente da Semana promovendo o debate do tema água em cadernos e coberturas especiais das atividades.
Como eventos consolidados da Semana Interamericana da Água estão os Fóruns de Qualidade Ambiental na Indústria, realizados anualmente em parceria com a FIERGS/Senai e Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL), voltados ao empresariado; o Mutirão do Rio dos Sinos, coordenado pela Petrobrás, e com a participação de entidades, professores e estudantes de toda a região do Vale do Rio dos Sinos; Simpósios e Seminários, com apoio das universidades gaúchas, como UFRGS, Unisinos e Ulbra. Além disso, inúmeros municípios estão desenvolvendo atividades com enfoques regionalizados, como Canoas, São Leopoldo, Guaíba, Passo Fundo, Uruguaiana, Erechim, Igrejinha, Ijuí, Santa Maria, Farroupilha, Garibaldi.
A Expoágua, em sua terceira edição, foi criada como uma mostra interativa e espaço destinado a mostrar ao grande público os diferentes usos da água num ambiente que proporcione educação ambiental, entretenimento e lazer. É também uma excelente vitrine para o marketing ambiental valorizando as empresas que vêm desenvolvendo esforços para melhorar a sua gestão ambiental. As atividades paralelas como apresentações culturais, palestras e oficinas, realizadas no local da exposição, têm como tema principal o Meio Ambiente e visam motivar crianças e adultos para atitudes efetivas de preservação.
As entidades que vem participando da Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul são: 
  • Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - seção Rio Grande do Sul - ABES-RS 
  • Organização Pan-Americana da Saúde - Representação Brasileira - OMS-OPS 
Agua na América Latina
Ações a promover
Importância das Bacias Hidrográficas
Gestão e Manejo de Bacias Hidrográficas