Semana Interamericana da Água

Gestão e Manejo de Bacias Hidrográficas

A gestão dos recursos hídricos ocupa um lugar preponderante na gestão ambiental. A unidade de gestão ideal é justamente a bacia hidrográfica no âmbito da qual se pode controlar o fluxo e uso da água.
O que se entende por Gestão Ambiental?
Com relação ao ambiente, implica em um processo contínuo de análise, tomada de decisão, organização, controle das atividades de desenvolvimento, bem como avaliação dos resultados para melhorar a formulação de políticas e a sua implementação para o futuro.

Um sistema de gestão da água

O principal objetivo de um processo de gestão é tratar de maneira integral os sistemas hídricos ou bacias buscando aproveitá-los, protegê-los e recuperá-los a fim de satisfazer as crescentes demandas da população assegurando seu uso para as gerações futuras.
Os modelos de gestão dos recursos hídricos se constituem em formas de administração da água dando um marco institucional ao manejo do ambiente. Na França uma legislação eficiente dá a responsabilidade da gestão às Agências de Bacia. Nos Estado Unidos a lei estabelece a propriedade privada do uso do recurso e propõe formas de organização dos usuários de uma mesma bacia.
Estas são as idéias básicas dos principais modelos:

Modelo Frances
Considera a água como um patrimônio comum da humanidade. Defende uma organização planificada dos usos legítimos da água baseada em uma lei que incentiva a busca de consenso entre os usuários. Garante a coerência das atividades nos limites de cada bacia. Os organismos de controle são os Comitês de bacia, integrados por representantes dos usuários, associações locais e o Poder Público. Os órgãos executivos dos Comitês são as agências da água que aplicam o princípio poluidor-pagador. Todos os usuários participam do conselho de Administração de cada agência.

Modelo Americano
A legislação sobre os direitos da água se baseia nas leis inglesas adotadas depois da independência. São considerados de caráter público os direitos de domínio da água e de caráter privado os direitos de utilização. Defende que todo o proprietário de terras ribeirinhas tem direito de utilizar as águas da propriedade, tendo prioridade o morador mais antigo. Os direitos sobre a água são privados podendo serem comprados ou vendidos, independente da propriedade da terra.

Modelo da CEPAL
Sustenta que o manejo dos recursos hídricos não constitui uma atividade isolada do manejo dos demais recursos naturais de uma bacia. A gestão integrada se baseia na capacidade de uma entidade de bacias para tomar decisões e traçar estratégias com o objetivo de alcançar as metas propostas por e para um grupo relativamente grande de agentes que dependem e compartilham um território.

Os Distintos usos e usuários da mesma bacia
Em uma mesma bacia convivem diversos usuários com diferentes tipos de demanda, como: Diante desta diversidade de interesses não é exagerado afirmar que a gestão da água é precisamente a gestão e o manejo dos conflitos entre:
Apresentação
Agua na América Latina
Importância das Bacias Hidrográficas
Ações a promover